O secretário-executivo do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-SP), Rodrigo Simões, participou na manhã da última terça-feira (3) da abertura oficial dos cursos gratuitos realizados na Carreta do Cozinhalimento, em Valinhos. Os participantes elogiaram a estrutura da cozinha industrial itinerante e destacaram a qualidade dos ensinamentos, que podem contribuir para a geração de renda e qualificação profissional.
Valinhos está entre os primeiros municípios contemplados pela parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras. Segundo Rodrigo Simões, o Consea-SP - órgão consultivo e de assessoramento vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento - tem como objetivo ampliar oportunidades por meio da iniciativa. “É uma estrutura espetacular, e até o final do ano pretendemos levar os cursos itinerantes a cerca de 50 cidades”, afirmou.
As vagas dos cursos, oferecidos nos períodos da manhã e da tarde, praticamente se esgotaram, refletindo o interesse da população. O secretário do Verde e da Agricultura, André Reis, destacou que a iniciativa reforça o compromisso da atual gestão em levar capacitação e qualificação profissional à população. “Parabenizamos o Governo do Estado pela iniciativa e pela escolha de Valinhos para receber esse projeto, que contribui diretamente para a geração de renda e o desenvolvimento social”, afirmou.
Estiveram presentes no início do curso o secretário da Cultura e do Turismo, Fabrício Bizarri, e os vereadores Jairo Passos e Henrique Conti.
Cozinha industrial itinerante
Os cursos gratuitos ofertados pela Carreta do Cozinhalimento são capacitações gastronômicas, de segurança alimentar e de geração de renda. Entre os temas trabalhados estão Alimentação Saudável (saladas no pote), Aproveitamento Integral dos Alimentos, Congelamento de Alimentos (marmitas saudáveis), Salgados para Festa, além de Pães Caseiros e Bolos no Pote. As atividades seguem até a próxima sexta-feira (6).
A carreta possui uma estruturada cozinha industrial completa e itinerante. Ela conta com bancadas em inox e equipamentos industriais para aulas práticas de manipulação de alimentos.
A nutricionista Isabela Mechan explica que a carreta é uma ótima oportunidade para capacitar e abrir diversas oportunidades. "Temos tudo aqui. A carreta conta com uma cozinha completa, equipada com utensílios e aparelhos modernos, oferecendo uma estrutura adequada para a realização das capacitações. Trata-se de uma iniciativa que amplia o acesso ao aprendizado, especialmente para pessoas que, muitas vezes, não têm oportunidade de participar desse tipo de curso. Os participantes aprendem técnicas gastronômicas, noções sobre o valor nutricional dos alimentos e conteúdos que contribuem para a economia doméstica, a atuação em cozinhas profissionais ou até mesmo o início de um negócio próprio”, afirmou.
Entre as alunas matriculadas está a moradora do Bairro Alto da Colina, Regina Célia Oliveira de Souza Alvarenga, que espera aproveitar ao máximo a oportunidade. "Tudo que eu aprender aqui vou levar para os eventos da minha igreja. Aqui tem ótimas dicas. Futuramente, também pretendo oferecer serviços neste ramo”, explica.









