Para a garantia da segurança dos visitantes na 75ª Festa do Figo e 30ª Expogoiaba de Valinhos, as forças de segurança que atuam na cidade, em parceria com a empresa privada que organiza o evento, realizaram uma reunião na terça-feira (5) para o planejamento da segurança do evento. A segurança do Parque Municipal e do entorno será garantida pela empresa de segurança privada contratada pela organizadora, sob comando da Guarda Civil Municipal e com suporte da Polícia Militar. A festa terá início no dia 16 de janeiro e prossegue até o dia 1º de Fevereiro, no Parque Municipal de Feiras e Exposições "Monsenhor Bruno Nardini", com entrada gratuita.
De acordo com o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osvaldo Rocco, o esquema busca proporcionar segurança tanto interna quanto externa do parque durante a realização do evento, garantindo o êxito e a tranquilidade da edição de 2026 e repetindo o sucesso da edição do ano passado, quando não foram registradas ocorrências consideradas graves. “Teremos um esquema articulado e integrado, com comunicação permanente entre as equipe e suporte humano e tecnológico para que todas as famílias se seintam protegidas nas dependências do parque e no entorno do recinto”, destacou.
Acesso controlado e monitoramento
Todos os visitantes que acessarem o Parque Municipal passarão por uma busca pessoal com o auxílio de detectores de metais que permitem impedem a entrada de armas de fogo, facas, canivetes ou qualquer objeto de metal que possa ser transformado em arma. Na área interna, a equipe de seguranças privada, com efetivo que chegará a 80 homens nos horários de maior movimento, fará a ronda e estará fixa nos locais de maior aglomeração. A Guarda Civil Municipal terá uma central de monitoramento dentro do parque, com o sinal de 18 câmeras que registram o movimento em tempo real, além de agentes circulando pelo recinto da festa.
Entorno protegido pela PM e pela GCM
O efetivo da GCM estará tanto da parte interna do parque quanto no entorno, utilizando patrulhas a pé e motorizadas para garantir a tranquilidade dos visitantes que chegam e saem do parque. Já a Polícia Militar terá uma base móvel instalada na Rua Dom João VI, em frente ao portão principal, e será responsável pelo suporte ao policiamento externo com a atuação da Cavalaria, Canil, motos e policiamento ostensivo a pé para a prevenção de roubos ou furtos de veículos ou a transeuntes.









