11 NOV 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Defesa Civil faz palestra sobre primeiros socorros
A coordenadoria de Defesa Civil de Valinhos participou nesta quarta-feira, dia 9, da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da Corpus Saneamento e Obras, empresa que realiza a limpeza urbana da cidade. Foram abordados em dois turnos temas como primeiros socorros, prevenção a incêndios e cuidados com animais peçonhentos.

“São informações que todos nós precisamos ter, tais como agir quando as pessoas ao nosso redor sofrem mal súbito até que o socorro especializado chegue, procedimentos no dia a dia para evitar ocorrências de fogo dentro e fora de casa, como evitar ser atacado por animais peçonhentos e o que fazer se isso acontecer. São procedimentos que podem salvar vidas se realizados com precisão”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Conforme o diretor de Defesa Civil, Marcos de Paula, para trabalhadores que atuam em limpeza pública é sempre importante estar relembrando procedimentos de primeiros socorros, pois se algum acidente acontecer com alguns deles, os próprios colegas de trabalho podem realizar o atendimento inicial. “Essas intervenções são muito importantes porque podem evitar complicações e até mesmo evitar a morte de um indivíduo", destacou.

Segundo ele, para o sucesso de um socorro inicial é necessário manter a calma, tentar afastar curiosos e ao mesmo tempo acionar o serviço de emergência. Além do tema primeiros socorros, a Defesa Civil abordou posturas para evitar incêndios (como não realizar fogueiras para eliminar lixo, guardar adequadamente material inflamável, não jogar bitucas de cigarro em estradas, entre outros cuidados).

Uma parte especial da participação da Defesa Civil na SIPAT da Corpus Saneamento foi dedicada a cuidados com animais peçonhentos e como evitar ataques, ministrada pelo GCM Bastos. Segundo ele, animais peçonhentos são aqueles que produzem peçonha ou veneno, que são muito comuns em zonas rurais, mas também estão presentes em áreas urbanas. Para os colaboradores da empresa, o uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) é muito importante para evitar picadas de animais peçonhentos, que normalmente podem se esconder em folhas e galhos. “O socorro para a UPA 24 horas [Unidade de Pronto-Atendimento] nestes casos deve ser imediato, pois a pessoa pode ser alérgica e o veneno acometer a vítima em pouco tempo”, destacou.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, a população estando sempre bem informada sobre prevenção a acidentes diversos é a melhor forma de se proteger e ajudar os outros. “Quase sempre o socorro especializado demora alguns minutos para chegar depois de acionado e se uma vítima receber os primeiros socorros com precisão, a chance dela ter a vida salva é maior, pois cada minuto conta”, explicou o secretário.
Fonte: Departamento de Comunicação
Autor: Departamento de Comunicação