12 NOV 2022
DAEV
Problemas com fornecimento de energia afetam funcionamento da estação de captação do Rio Atibaia neste sábado (12)
Intermitência e baixa tensão da rede elétrica da CPFL atingem diretamente a capacidade de bombeamento da estação; veja os bairros que poderão ser afetados
O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) informa que neste sábado, 12 de novembro de 2022, a sua estação de captação de água do Rio Atibaia – que é responsável por mais da metade do volume do recurso distribuído em Valinhos – está trabalhando somente com 50% de sua capacidade total de adução, decorrente de problemas com o fornecimento de energia elétrica à unidade e com linha operando em baixa tensão neste momento.

A CPFL já foi acionada pela Autarquia Municipal. Os piscas elétricos foram identificados na manhã e no início da noite de hoje (12). A baixa tensão afeta, diretamente, o funcionamento do bombeamento da estação, não permitindo ao Departamento de Operação a captação da vazão que mantém o sistema de abastecimento público funcionando de forma regular.

Pela intermitência e baixa tensão da rede elétrica, o DAEV alerta que alguns bairros deverão ter baixa pressão no fornecimento de água ou desabastecimento momentâneo. Entre eles estão Jardim Paraíso, Parque das Colinas, Alvorada I e II, HM Morada do Vale, Condomínio Vivenda dos Pássaros, Vale das Figueiras, Jardim Centenário, Jardim Maria Rosa, parte baixa Portal do Jequitibá, Vitória Régia, Jardim das Palmeiras, Jardim Itapuã, Jardim Manacás, parte baixa Colina dos Pinheiros, Novo Mundo I,II e II; Parque Floresta, Santa Emília, Village Santa Clara, Bom Retiro I e II, Jardim Eliza, Maison Blanche, Pedra Verde, Residencial Chiari, Piazza di San Marco, Condomínio Residencial Villagio di Fiori, Condomínio Sapucaia, Residencial Tábata, Residencial Colina Verde, Residencial Portal da Colina, San Marino, Nova Era I e II, Ortizes, Santa Rosa, Vila São Joaquim, São Pedro, Ponte Alta, Santa Cecília, Vila São Cristóvão (zona baixa), Vila Rigesa, Vila Papelão, Vila Ramaciotti, Jardim Paulista, Condomínio Fiorella, Residencial Verona, Residencial Vitória e Residencial Santa Eliza.

Também poderão ter situação de desabastecimento Vila Santana, Jardim Pinheiros, parte intermediária do Colina dos Pinheiros, Fonte Nova, Água Nova, Ana Carolyna I e II, parte intermediária do Portal do Jequitibá, Parque Santana, Monte Verde I e II, Condomínio Residencial Euroville, Jardim São Felipe, Villagio Fiorentino, Jardim Ypê, Jardim Maria Rosa, Vila Fontana, Maria Regina, Residencial Santa Thereza, Condomínio Cedros do Líbano, Residencial Valença, Vivaz Residencial e Jardim Celani.

Ainda podem ter situação de falta de água Terras do Caribe, Terras do Oriente, Jardim São Luiz, Village Di Napolli, Flor da Serra I e II, Vivenda das Pitangueiras, Jardim Novo Milênio, Residencial Beira Rio, Jardim Nova Palmares, Parque  das Figueiras e Jardim União.

Providências

A concessionária de energia CPFL já foi contatada pelo DAEV, mas ainda não passou previsão para normalizar o fornecimento de energia elétrica à estação de captação. Desta forma, a Autarquia Municipal não consegue, neste momento, passar uma previsão assertiva para a normalização no fornecimento de água às localidades informadas.

O DAEV lembra, ainda, que os imóveis que dispõem de reservatórios próprios (caixas de água) não devem ficar desabastecidos.

Pisca

Na manhã deste sábado (12) a unidade já tinha sofrido com a interrupção momentânea no fornecimento de energia. Contudo, os reservatórios de água tratada da Autarquia Municipal permitiram manter o abastecimento sem transtornos à população.

Fonte: Seção de Imprensa e Relações Públicas
Autor: Seção de Imprensa e Relações Públicas
Local: Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV)