18 NOV 2022
Valinhos terá Dia D de Combate à Dengue neste sábado, dia 19
Ação marca o início de uma semana repleta de orientações sobre combate e prevenção à doença

Este sábado, 19 de novembro, será marcado pelo Dia D de Combate à Dengue em Valinhos. O objetivo da Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, é conscientizar a população sobre os perigos da doença e a importância do combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypt. As equipes estarão na Rodoviária e no Largo São Sebastião dando orientações sobre prevenção à Dengue, ação que se estenderá durante toda a semana em outros pontos da cidade.

“A Dengue está controlada em Valinhos, graças ao trabalho em conjunto das nossas equipes da Saúde e da população para evitar a proliferação do mosquito, mas os cuidados não podem parar e são medidas que devemos tomar o ano inteiro. E para contribuir na conscientização dos nossos valinhenses, vamos promover uma semana inteira de orientação sobre a doença”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

De acordo com boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde, neste ano, foram confirmados 1.137 casos positivos de Dengue na cidade, sem nenhum óbito ocorrido. O número permanece o mesmo desde 20 de outubro, ou seja, há quatro semanas não são registrados novos casos da doença. Confira o cronograma das ações:

Sábado, dia 19 (Dia D)
Período da manhã: rodoviária e no Largo São Sebastião

Segunda-feira, dia 21
Durante todo o dia: rodoviária e no Largo São Sebastião

Terça-feira, dia 22
Manhã: rodoviária e no Largo São Sebastião
Tarde: rodoviária e Shopping Valinhos

Quarta-feira, dia 23
Durante todo o dia: rodoviária e Prefeitura de Valinhos

Quinta-feira, dia 24
Manhã: rodoviária e no Largo São Sebastião
Tarde: rodoviária e Shopping Valinhos

Sexta-feira, dia 25
Durante todo o dia: rodoviária e no Largo São Sebastião

Sábado, dia 26
Período da manhã: rodoviária e no Largo São Sebastião

Chikungunya e Zika

O secretário da Saúde, Marcelo Cosentini, ressalta que as ações de combate e prevenção ao Aedes Aegypti impactam em outras doenças também. “É importante lembrar que quando combatemos o mosquito, não estamos combatendo apenas a Dengue, mas também a Chikungunya e a Zika, uma vez que essas arboviroses também são transmitidas por ele”, comentou.

Em Valinhos, desde o início do ano, foram registrados quatro casos de Chikungunya e nenhum caso de Zika foi confirmado.

Sintomas e prevenção

Os sintomas de Dengue, Chikungunya e Zika são basicamente os mesmos. O paciente apresenta febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. Assim que surgem os primeiros sintomas, a orientação é que a população procure imediatamente a Unidade de Saúde de sua referência.

De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica, Claudia Maria dos Santos, a prevenção é a melhor forma de combater a doença. “Alguns cuidados são essenciais para inibir a proliferação do mosquito, como evitar água parada em objetos como garrafas, pneus, lajes ou calhas, tratar corretamente piscinas e cobrir bem tonéis e caixas d’água”, explicou.
Munícipes que observarem locais que podem servir como criadouro do Aedes Aegypti podem denunciar os endereços ao sistema 156 e ao e-Ouve.

Local: Valinhos