21 NOV 2022
SAÚDE
Valinhos tem mais uma edição da Campanha de Doação de Sangue nesta terça-feira, dia 22
Confira o local e horário de doação; veja quais são os requisitos a esse ato solidário

Na semana em que é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, o Rotary Club de Valinhos realiza mais uma edição da Campanha de Doação de Sangue, promovida em parceria com o Hemocentro da Unicamp e com o apoio da Prefeitura de Valinhos. Nesta terça-feira, dia 22, os doadores podem procurar a sede da entidade, localizada na Rua Doze de Outubro, 635, das 8h30 às 12h.

Os doadores devem se atentar em alguns critérios para realizarem a doação do sangue, como estar em boas condições gerais de saúde; descansado; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos de idade; pesar no mínimo 50 kg, estar alimentado e não fumar até 2 horas antes e 2 horas depois da doação. Além disso, deve-se evitar consumir alimentos gordurosos antes da doação e, após o almoço, o voluntário deverá aguardar 3 horas para doar.

Os documentos necessários são RG ou CNH. O doador deve informar o endereço completo, incluindo o CEP. Para pessoas menores de 18 anos, também é necessário apresentar um formulário de autorização dos responsáveis.

As bolsas de sangue coletadas na campanha serão direcionadas à Santa Casa de Valinhos. Para mais informações sobre doação, acesse a página do Ministério da Saúde, disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/sangue.

Dia Nacional do Doador de Sangue

Na próxima sexta-feira, 25 de novembro, será comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue e, para celebrar esta data, a Prefeitura destaca a importância desta ação para a sociedade.

Devido aos baixos estoques nos bancos de sangue nesta época, por conta das comemorações de fim de ano, o mês de novembro foi escolhido para celebrar este dia tão importante de conscientização da população, para que realize a doação, mantendo os estoques abastecidos.

O sangue doado é destinado a um banco de sangue ou hemocentro da região e é utilizado para pessoas com doenças hematológicas variadas e câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte e para emergências. De acordo com o Ministério da Saúde, uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados, no máximo, 450ml. Desta forma, a quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, porque a recuperação é imediata após a doação.

“Não só nesta data, mas durante todo o ano, devemos agradecer pelo gesto dos doadores. Ao doar o seu sangue, você não será prejudicado em absolutamente nada, mas poderá salvar a vida de outra pessoa. Doe sangue!”, reforçou a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara.

Local: Valinhos