23 NOV 2022
Inscrições para creches em 2023 continuam abertas em Valinhos

Pais e responsáveis devem ir pessoalmente na unidade mais próxima da residência da família

Os pais interessados em fazer as inscrições dos filhos nas unidades do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) de Valinhos devem estar atentos às datas estabelecidas pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação. O prazo para as inscrições para o próximo ano letivo vai até 1º de dezembro e será retomado dia 31 de janeiro, quando as unidades retornam do período de recesso e férias escolares. Os responsáveis devem ir pessoalmente na creche mais próxima da residência da família.

Segundo a prefeita Capitã Lucimara, a Prefeitura tem trabalhado para aumentar o número de vagas e atender à demanda, inclusive por meio da manutenção de contratos com unidades educacionais que oferecem a prestação dos serviços. “Neste ano, entregamos duas novas creches, a do bairro São Luiz e do Jardim Nova Palmares, além de iniciar as obras de reforma e ampliação do prédio da antiga EMEB Emely Tófolo Machado, no Capuava, que será transformado em uma nova CEMEI. Juntas, estas três unidades atenderão aproximadamente 380 alunos quando estiverem funcionando com 100% de capacidade”, destaca a prefeita.

A secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, também ressalta que as obras de reforma e ampliação do prédio para a implantação da nova CEMEI no bairro Capuava e a abertura das CEMEI’s do São Luiz e Nova Palmares fazem parte de uma série de investimentos na área da Educação para 2022, dentro do Programa Municipal Valinhos Educação Inovadora.

“Além das novas vagas em creches para acabar com a fila de espera em Valinhos, os investimentos incluem a instalação de computadores, lousas digitais e projetores nas escolas, formação contínua de educadores, implantação de novos projetos pedagógicos com a inserção de kits de materiais pedagógicos, para trabalhos com os alunos em sala de aula e com a família, reforço escolar e recuperação para os alunos que tiveram prejuízos no aprendizado em função da pandemia da Covid-19”, detalha a secretária Claudineia.

Documentos para a inscrição

Para o acesso às unidades municipais que ofereçam vagas em creches, a criança deve estar com 4 meses de vida completos no ato da inscrição. Os documentos necessários são: certidão de nascimento, comprovante de residência (água, força ou contrato de aluguel no nome dos pais), além de RG e CPF do responsável (pai, mãe ou responsável legal). As inscrições serão realizadas presencialmente sempre às terças e quintas-feiras, das 8h00 às 16h00.

Em caso de dúvidas, os pais podem entrar em contato com a Secretaria de Educação, no setor responsável pelas CEMEI’s pelos telefones: (19) 3871-9218 e (19) 3871-9238. De acordo com a coordenadora da área, Juliana Leonor Valente, as crianças que já frequentam as CEMEI’s não precisam fazer uma nova inscrição, pois os prazos agora informados são apenas para as crianças que ainda não ingressaram na rede municipal.

“As inscrições são apenas para aquelas crianças cujos pais ou responsáveis legais têm interesse por vagas nas unidades para ingresso em 2023, pois as que já são alunas das Cemeis têm as suas vagas garantidas por terem sido rematriculadas pelos seus responsáveis. Os pais que também fizeram a inscrição anteriormente, em 2022, estes não precisam fazer a inscrição novamente até os prazos informados pois já integram a listagem de demanda. Agora no final do ano a lista de vagas vira e então saberemos qual a demanda atualizada e a disponibilidade para as matrículas”, destaca a coordenadora.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos