23 NOV 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Aula de defesa pessoal celebra Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher

Além de ações de prevenção, Guarda Civil Municipal atua junto com o Poder Judiciário e Delegacia de Defesa da Mulher para cumprir medidas protetivas

A terceira aula de defesa pessoal para mulheres que participam do Projeto Guardiã Maria da Penha, da Prefeitura de Valinhos, foi realizada nesta quarta-feira (23) e celebrou o Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra a Mulher, que será comemorado mundialmente nesta sexta-feira (25). A data marca também o início dos “16 Dias de Ativismo Contra a Violência de Gênero”, uma campanha internacional que vai até 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos.

A prefeita Capitã Lucimara, idealizadora do Projeto Guardiã Maria da Penha em Valinhos, que promove ações de prevenção e conscientização em favor da defesa da mulher, disse que a municipalidade está trabalhando para fortalecer a conscientização sobre o respeito entre as pessoas em diversas frentes. “Estamos caminhando para defender as mulheres de qualquer tipo de violência, pois não é só a física que atinge o público feminino. E esta data é mais uma para nos mantermos firmes no nosso propósito”, destacou.

Durante as atividades, que serão realizadas todas as quartas-feiras até o dia 21 de dezembro, as alunas aprenderão noções básicas para escapar de assédios, agarrões, enforcamentos, pegada no pulso, entre outras formas de ataque.

“Ensinar a defesa pessoal é mais uma forma de eliminar a violência contra as mulheres. Então, no dia de hoje, mais uma vez, estamos escrevendo na história que a mulher merece respeito seja onde ela estiver, sob as escolhas que ela fizer para a vida dela. Chega de violência e vamos cultivar o respeito mútuo”, salientou a GCM subinspetora Rose, coordenadora do Projeto Guardiã Maria da Penha.

Atualmente, dentro do Projeto Guardiã Maria da Penha, a Guarda Civil Municipal mantém parceira com o Poder Judiciário e Delegacia de Defesa da Mulher para cumprir medidas protetivas de afastamento das mulheres vítimas de violência doméstica de se seus agressores. De acordo com o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, a corporação já atende mais de 40 medidas impostas pela Justiça. “São visitas semanais e contatos diretos da equipe para certificar principalmente que as mulheres estão protegidas”, explicou

O comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, acrescentou que apesar de existir uma equipe especializada em atender as medidas protetivas, toda a corporação é capacitada periodicamente, dentro do Estágio de Qualificação Profissional, para atender adequadamente os casos que se enquadrem na Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha.

DIA INTERNACIONAL

Em 17 de dezembro de 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou que 25 de novembro é o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, em homenagem ao sacrifício de Las Mariposas. A data foi escolhida para homenagear as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), dominicanas que ficaram conhecidas como Las Mariposas e se opuseram à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo, sendo assassinadas em 25 de novembro de 1960.