Além das ações da Defesa Civil, população também será orientada
A Operação Verão 2022/2023 foi instituída nesta terça-feira (22) em Valinhos após a publicação do decreto da prefeita Capitã Lucimara no Boletim Municipal. O documento estabelece o tempo de vigência da atenção entre o próximo dia 1º de dezembro até 31 de março de 2023 e determina ações do Departamento de Defesa Civil de Valinhos para prevenir consequências durante o período de mais incidência de chuvas.
Em situações de desastres, o decreto prevê que as atividades de primeiro atendimento são de responsabilidade do governo municipal e os órgãos e setores da administração municipal devem colocar à disposição da Defesa Civil todos os meios e os recursos para o bom desempenho de suas ações para o bem das pessoas e localidades atingidas.
O diretor de Defesa Civil, Marcos de Paula, informou que o órgão está finalizando uma campanha de conscientização por meio de carro de som para ser transmitida nos bairros, principalmente nos apontados pelo relatório do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Governo do Estado de São Paulo como críticos para ocorrência de enchentes e deslizamentos: Pinheirinho (ao longo da margem da linha férrea), Parque Portugal, Country Club e região da Avenida Invernada.
Compete a Defesa Civil a elaboração e a coordenação do Plano de Contingência, a análise das previsões meteorológicas fornecidas pelo órgão estadual e a transformação do estado de observação em estado de atenção, alerta ou alerta máximo.
De acordo com o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, a municipalidade quer envolver a população a participar da Operação Verão. “Por isso que vamos iniciar a campanha de conscientização, que é justamente para os moradores evitarem algumas ações como jogar lixo na rua que pode impedir a passagem das águas de chuva, preservar limpa a viela sanitária de suas residências, entre outras posturas”, disse.
Já o comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, destacou que no período de vigência da Operação Verão 2022/2023 vai determinar às equipes de patrulhamento a observação de pontos que possam colaborar com a Defesa Civil na prevenção de enchentes.