25 NOV 2022
Valinhos determina obrigatoriedade do uso de máscara no transporte coletivo

Medida entra em vigor a partir deste sábado, dia 26

Visando a prevenção e controle dos casos de Covid-19, a Prefeitura de Valinhos informa que, a partir deste sábado, dia 26, torna-se obrigatório o uso de máscara facial dentro do transporte coletivo de passageiros, assim como nos locais de acesso, embarque e desembarque. O decreto nº 11.414 foi publicado nos Atos Oficiais da cidade nesta sexta-feira, dia 25. A decisão da administração municipal foi tomada seguindo a recomendação do Governo do Estado de São Paulo.

A máscara também é obrigatória nos locais destinados à prestação de serviços de saúde. É importante ressaltar que pessoas com fatores de risco para complicações da Covid-19 devem seguir a recomendação para o uso contínuo de máscara, em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades, assim como quem teve contato com infectados e indivíduos que estejam em situações de maior risco de contaminação, como em locais fechados e mal ventilados, locais com aglomeração e serviços de saúde. Os casos suspeitos ou confirmados devem permanecer em isolamento.

Nas últimas semanas, os casos positivos de Covid-19 vem aumentando em Valinhos, devido a nova variante da Ômicron. O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde no dia 10 de novembro, informava que haviam sido registrados 27 novos casos nos últimos sete dias, enquanto na semana seguinte, em 10 de novembro, este número subiu para 130. Já nesta última quinta-feira, dia 24, o boletim registrou a confirmação de 325 novos casos positivos nos últimos sete dias.

As internações também vem subindo na cidade. O total de pacientes internados nos dois hospitais é 17. Na Santa Casa de Valinhos quatro pacientes estão na UTI e 12 na enfermaria. No Galileo, nenhum paciente está na UTI e um está na enfermaria. A taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade está em 24% na Santa Casa de Valinhos e 0% no Galileo. A taxa de ocupação de enfermaria é de 60% na Santa Casa e 3% no Galileo.

Local: Valinhos