30 NOV 2022
MOBILIDADE URBANA
Em ação inédita, semáforos de Valinhos ganham botoeiras sonoras para auxiliar a travessia de pessoas com deficiência visual

Sistema inteligente de travessia: locais foram indicados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Para proporcionar mais segurança e acessibilidade às pessoas com deficiência visual, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, está instalando botoeiras sonoras em semáforos de travessia de pedestres em alguns pontos da região central. O equipamento possui um aviso em braille, sinais sonoros e mensagens de voz que orientam o munícipe sobre o momento correto e seguro para atravessar a rua. Nesta quarta-feira (30), as equipes instalaram a botoeira nos semáforos no entorno da rodoviária, em frente a saída do portão 1, na Rua Treze de Maio e na saída do portão 3, na Avenida dos Esportes. A ação é inédita no município, pois nenhum semáforo possuía este sistema inteligente de travessia.

“Nosso objetivo é proporcionar mais inclusão e acessibilidade às pessoas com deficiência de Valinhos, para que tenham autonomia e mobilidade no trânsito da cidade. Essas botoeiras com sinais sonoros garantem mais segurança para os pedestres e mais facilidade na localização para realizar a travessia”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Durante a semana, os semáforos dos cruzamentos da Rua Quinze de Novembro com a Rua Campos Sales, próximo ao Centro de Convivência do Idoso e da Avenida dos Esportes com a Avenida Onze de Agosto também receberão o equipamento. Estes pontos foram indicados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a partir de um estudo de necessidade.

A botoeira emite sinais de localização, de mensagem de voz e sonoro. O sinal de localização são bips mais espaçados que servem para que a pessoa com deficiência possa encontrar o local de travessia através do som.

Ao encontrar o local, o pedestre poderá ter informações por meio de uma placa escrita em braille na parte superior da botoeira, que possui a mensagem “aperte por três segundos para o modo sonoro”. Se o botão for acionado por menos de três segundos, o equipamento informa através de mensagem de voz “pressione por três segundos para modo sonoro”. Quando apertado por três ou mais segundos, a mensagem passada é “travessia solicitada, aguarde”.

A partir daí, entra em ação o último sinal sonoro, um bip mais contínuo, que indica que o deficiente visual pode atravessar com segurança. Quando o tempo de travessia estiver acabando, o bip passa para um ritmo mais rápido, para que o pedestre saiba que o semáforo abrirá para os carros em breve.

“A ideia é que, através da tecnologia dessas botoeiras inteligentes, o pedestre com deficiência visual tenha auxílio e facilidade para se localizar e atravessar em total segurança a partir dos sons emitidos”, comentou o secretário de Mobilidade Urbana, Redcliff Sierra Santos.

Local: Valinhos