Ir para o conteúdo

Prefeitura de Valinhos e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura de Valinhos
Acompanhe-nos:
Rede Social Instagram
Rede Social Facebook
Rede Social Youtube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
DEZ
12
12 DEZ 2022
EDUCAÇÃO
Professores de Matemática da rede municipal de Valinhos lançam livro sobre estatística e probabilidade
Foto Noticia Principal Grande
Os quatro professores de matemática da rede municipal de Valinhos durante autógrafos no lançamento do livro.
enviar para um amigo
receba notícias
Referência nacional: autores integram Grupo de Investigação e Formação em Educação Matemática criado há 10 anos em Valinhos 

Quatro professores de Matemática da rede municipal de ensino de Valinhos – Adriana Franco de Camargo Augusto, Nathalia Tornisiello Scarlassari, Rogério Ramos Socha e Sandra Regina Aguiar, que integram o Grupo de Investigação e Formação em Educação Matemática (GIFEM) juntamente com outros seis educadores do mesmo grupo, acabam de lançar um livro que servirá de base para estudos científicos e aprimoramentos pedagógicos de outros professores da disciplina em todo o país. Com o nome ‘Itinerários Autobiográficos de Educadores Estatísticos’, pela Editora Mercado de Letras, a 1ª edição já está disponível para ser adquirida em todas as lojas especializadas do país.

A produção do livro é fruto da finalização de um projeto do grupo. A obra foi produzida a partir das narrativas escritas pelos professores ao investigarem o ensino e a aprendizagem de Estatística e Probabilidade durante as aulas no Ensino Fundamental. De acordo com o GIFEM, o objetivo é subsidiar os estudos de futuros professores, professores que ensinam Matemática nos diferentes níveis da Educação Básica e docentes e pesquisadores do Ensino Superior que buscam ampliar seus estudos na área.

Além da presença dos autores, o lançamento do livro, no último dia 7, foi prestigiado por diversos educadores da rede municipal, além da presença de membros da Secretaria de Educação, entre eles a secretária adjunta, Maria Isabel Perina, que representou a secretária Claudineia Vendemiatti Serafim, a diretora pedagógica Ana Angélia Julio, a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano), Rosimeire Zagui, e o coordenador do Ensino Fundamental dos Anos Finais (6º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), Lucas Scarone Silva. 

Sobre o livro

Segundo os autores, o foco do novo livro está em elaborar projetos e atividades investigativas que permitam ao estudante desenvolver habilidades e competências relacionadas à ideia de acaso, variação, probabilidade, aos diferentes tipos de gráficos e tabelas bem como a interpretação dos mesmos. Sendo assim, busca-se desenvolver no estudante uma visão crítica do mundo que o cerca. 

De acordo com a coordenadora da área de Matemática da rede municipal de Valinhos, Nathalia Tornisiello Scarlassari, doutora em Ensino de Ciências e Matemática, integrante do grupo desde 2012 e também professora na EMEB Professora Marli Aparecida Borelli Bazetto, na prática o objetivo do livro é inspirar professores a desenvolverem, em suas aulas, atividades práticas e lúdicas para que os estudantes desenvolvam os raciocínios estatístico e probabilístico para que tenham condições de tomarem decisões mais acertadas na vida. 

“É importante destacar que cada escola, com a sua particularidade, permite o desenvolvimento de atividades diferentes que servirão de inspiração na prática”, destaca a autora Nathalia.

Os autores

Além de Nathalia, os demais professores das escolas da rede de Valinhos e autores do livro são: Adriana Franco de Camargo Augusto (EMEB Dona Carolina de Oliveira Sigrist), Rogério Ramos Socha (EMEB Professora Marli Aparecida Borelli Bazetto) e Sandra Regina Aguiar (EMEB Vice-prefeito Antônio Mamoni). Também são autores do livro os educadores Sezilia Elizabete R. G. Olmo de Toledo, Luzinete de Oliveira Mendonça, Solange Aparecida Corrêa, Cileda de Queiroz e Silva Coutinho, Antonio Carlos de Souza e Celi Espasandin Lopes. 

Referência Nacional

O GIFEM, que já existe há 10 anos e foi criado por educadores da rede municipal de Valinhos, é referência no país. Os encontros do grupo de estudo ocorrem quinzenalmente desde 2012. Neste ano, participam ativamente 4 professores de matemática da rede municipal de ensino, todos com alta formação acadêmica, mestres e doutres. O grupo já editou em 2017 um primeiro livro com o nome ‘Trilhas Investigativas em Educação Matemática’.

A doutora em Educação, Celi Espasandin Lopes, que é professora permanente do programa de pós-graduação e educação de Matemática da PUC Campinas e integrante do GIFEM como coordenadora há 10 anos, é a organizadora do livro e diz que participar de todo o projeto é uma experiência enriquecedora. 

Ela conta que como integrantes colaborativos do grupo, o objetivo é discutir as práticas pedagógicas relacionadas à educação matemática, estatística, para que a partir dessas discussões e reflexões teóricas e metodológicas, os professores sejam impulsionados a ampliar o seu conhecimento profissional e às práticas discutidas em sala de aula junto aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. 

“O GIFEM, em razão de seu histórico de inserção em eventos científicos já é um grupo reconhecido nacionalmente, citado em várias pesquisas e tem também alguns artigos publicados internacionalmente. Esporadicamente eu tenho a oportunidade de ir às escolas e vejo na prática como esse trabalho do grupo também chega às unidades da rede municipal de Valinhos e isto é ímpar”, diz Celi.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos - SP
Seta
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia