13 DEZ 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Projeto Guardiã Maria da Penha: 70 mulheres receberam gratuitamente noções básicas de defesa pessoal em 2022
Aulas são realizadas na sede da Guarda Civil Municipal e visam despertar o encorajamento e o empoderamento feminino, nova turma começará em janeiro

A Prefeitura de Valinhos, através da Secretaria de Pública e Cidadania, realizará na próxima quarta-feira (21) a última aula e a formatura de mais uma turma do Projeto Guardiã Maria da Penha, implantado neste ano pela atual administração. Nas três turmas, 70 mulheres receberam, gratuitamente, noções básicas de defesa pessoal durante as aulas realizadas na sede da Guarda Civil Municipal (GCM).

As aulas da próxima turma terão início no dia 4 de janeiro de 2023. Segundo a subinspetora Rose, da GCM, para participar é preciso se inscrever pelo e-mail mariadapenhagcmvalinhos@gmail.com até o próximo dia 28. São requisitos básicos ter endereço em Valinhos, boa saúde e disponibilidade para participar das atividades sempre às quartas-feiras. A apresentação e a primeira aula estão agendadas para o dia 4, às 8h30, na Rua João Bissoto Filho, 600, Jardim Bom Retiro.

Além da aula prática, o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, destaca que sempre é incentivado nas aulas semanais que se alguma participante souber de violência que denuncie para a Guarda Civil Municipal (telefone 153) ou nos outros canais de denúncia existente como o 190 (Polícia Militar), 180 (Central de Atendimento à Mulher) e 181 (Disque Denúncia). “Nosso objetivo é proteger a mulher, ensinando a prevenção e atendendo aos chamados de emergência, sempre tendo a sociedade como parceira”, ressaltou.

A Prefeitura de Valinhos desenvolveu ao longo deste ano várias ações de prevenção e combate à violência doméstica e a cidade já se tornou uma referência na Região Metropolitana de Campinas e no Estado de São Paulo. O Projeto Guardiã Maria da Penha, instituído pela Lei 6.349/22, é um dos destaques. Além das aulas de defesa pessoal, até agora 44 mulheres com medidas protetivas determinadas pela Justiça foram atendidas e acompanhadas pelas Guarda Civil Municipal (GCM).