20 DEZ 2022
DAEV
Estação de tratamento de água do Vila Sônia recebe novos equipamentos
Autarquia Municipal investiu substituição dos atuadores elétricos para automatização de procedimentos
Dando sequência às ações de recuperação dos setores de operação e manutenção, o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) substituiu oito atuadores elétricos da Estação de Tratamento de Água (ETA) II, no Vila Sônia. Os serviços foram finalizados nos dias 17 e 18 deste mês.

O atuador elétrico é um dispositivo que usa a energia elétrica para gerar movimento, permitindo a operação das válvulas de modo remoto. No caso da ETA II, esses equipamentos foram instalados para automatização dos procedimentos de limpeza dos filtros e dos decantadores da estação. O investimento foi de R$ 279 mil reais. A substituição faz parte do programa de adequações e melhorias da ETA II, para que a estação esteja preparada para receber mais 90 litros por segundo a partir da conclusão da duplicação da adutora do Rio Atibaia e que, no momento, está na execução da linha de recalque.

Além dos 90 litros por segundo da nova adutora que a ETA II irá receber com o fim das obras da linha de recalque, a ação também é uma forma de preparar a estrutura da estação para que possa receber, se deferido o pedido, mais 60 litros por segundo do Rio Atibaia. O volume foi requerido ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) neste ano, com solicitação em análise no órgão estadual.

Fonte: Seção de Imprensas e Relações Públicas
Autor: Seção de Imprensas e Relações Públicas
Local: Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV)