19 DEZ 2022
EDUCAÇÃO
Formaturas da rede municipal reúnem alunos, familiares e educadores em clima de emoção e nostalgia
Formandos dos 9ºs anos da EMEB Luiz Antoniazzi (Créditos: Studio 3).

Solenidades fecham um ano letivo marcado por grandes desafios com o retorno presencial às salas de aula após período mais crítico da pandemia

A rede municipal de ensino de Valinhos vivenciou neste final de 2022 uma etapa marcante para os alunos que se formaram na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, que neste mês de dezembro passaram pela Colação de Grau no encerramento do 5º e 9º ano. Foram várias as cerimônias reunindo, além dos formandos, os seus familiares e os educadores, num clima de despedida, com um misto de dever cumprido, alegria, nostalgia e certeza de um novo futuro a caminho.

As solenidades fecham um ano letivo marcado por grandes desafios com o retorno presencial dos alunos às salas de aula, após o período mais crítico da Pandemia da Covid-19. Em uma das solenidades, no último dia 15, com o Plenário da Câmara Municipal lotado por convidados, 75 dos 110 alunos formandos dos 9º anos da EMEB Luiz Antoniazzi (bairro Santo Antonio) fecharam esse ciclo em grande estilo na presença também da prefeita Capitã Lucimara e da secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim.

“Parabéns por encerrarem com chave de ouro esse ciclo que temos o privilégio de celebrar hoje. Parabéns mais que especial porque não foi fácil. Ainda se despedindo da infância, no sétimo ano, veio a pandemia que abalou todos nós e impactou demais na vida de cada formando aqui. Foi preciso se distanciar fisicamente dos amigos e quando vocês retornaram nas aulas presenciais já estavam em outro momento da vida. Já eram adolescentes, tiveram que se adaptar, se superar e o ano passou rápido demais. Quando já estavam enturmados novamente, chegou a hora de encerrar o ciclo iniciado, para muitos aqui, desde o primeiro ano. Mas a boa notícia que tenho para finalizar, é que amizade não acaba na formatura. Ela resiste ao tempo, à distância, às todas as circunstâncias da vida”, disse a prefeita Capitã Lucimara aos formandos.

A secretária Claudineia parabenizou os formandos e toda a equipe gestora, professores e funcionários pelo trabalho desenvolvido na Educação. “Os familiares também estão de parabéns por terem conduzidos os formandos até aqui, para que chegassem ao final deste ciclo. É importante que vocês continuem acreditando em seus sonhos e buscando sempre novas conquistas. Aproveito esse momento especial para a agradecer a prefeita Lucimara por todo apoio e investimentos que tem feito pela Educação de Valinhos”, falou a secretária.

A diretora da EMEB Luiz Antoniazzi, Elisiane Juliato Mazzali Costa, que falou em nome da equipe, destacou a trajetória dos formandos no ano letivo. “Neste ano que passou tão rápido, tivemos um pouco de tudo: início online, retorno presencial, brigas, divisão de recreio, revolta, bate-boca e pedido de explicações. Mas também tivemos conversas, festas, risadas, abraços, conquistas olímpicas e amorosas. Vocês precisam ter liberdade para criar e experimentar, viver este mundo que os cerca. Mas com supervisão, para que não sigam por caminhos que possam se arrepender depois. Mães e pais, obrigada por toda a confiança e apoio que depositaram em nossa equipe. Ao término da cerimônia, vocês alunos e alunas agradeçam todo o carinho e todas as broncas recebidas de seus pais. Sejam sempre gratos. A gratidão é um sentimento nobre”, destacou.

Outras formaturas

Ainda, no último dia 14, participaram de colações de graus os alunos do 9º ano da EMEB Governador André Franco Montoro (Bom Retiro), e da EMEB Dona Carolina de Oliveira Sigrist (Reforma Agrária). Na noite do dia16, foi a vez dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental das EMEB’s Professora Marli Aparecida Borelli Bazeto e Prefeito Doutor Vitório Humberto Antoniazzi (ambas no Parque Portugal) receberem os diplomas. Já no sábado, dia 17, houve a formatura da turma do maternal II da CEMEI Papa João II (Parque Santana).

Também participaram de solenidades de formaturas alunos das seguintes escolas: EMEB Carlos de Carvalho Vieira Braga (Jardim Pinheiros); EMEB Jerônymo Alves Corrêa (Jardim do Lago); EMEB Vice-prefeito Antônio Mamoni (Jardim das Figueiras); EMEB Tomorahu Kimbara (Macuco); EMEB’s Horácio de Salles Cunha e Pedro Luiz Rodrigues de Souza (ambas no São Bento do Recreio); EMEB Jerônymo Alves Corrêa (Jardim do Lago); EMEB Emílio Pedro Juliato (Country Club); EMEB Antônio Perseguetti (Ponte Alta); EMEB Professora Edina Aparecida Bampa da Fonseca (Reforma Agrária); e EMEB Governador André Franco Montoro (Bom Retiro).

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos