22 DEZ 2022
GCM detém motorista embriago ao volante após capotamento de veículo

A frase: ‘álcool e direção não combinam’ já é de conhecimento de todo mundo, mas muitos motoristas parecem não ser conscientes dessa realidade. A Guarda Civil Municipal de Valinhos, em patrulhamento nesta madrugada de quinta-feira, dia 22, constatou essa situação em um flagrante. Uma equipe que fazia o policiamento na região do bairro Capuava foi testemunha de um acidente de trânsito ocasionado pela embriaguez ao volante.

O acidente aconteceu por volta das 01h30. O motorista, de 37 anos, capotou seu veículo logo após colidir com a mureta de proteção de uma ponte. Os guardas que imediatamente saíram em socorro ao motorista perceberam que o condutor apresentava sinais claros de embriaguez. A equipe conta que o homem chegou a recusar atendimento médico ao sair do veículo.

Segundo a GCM, diante do flagrante, o motorista foi conduzido ao Plantão Policial e, após análise clínica pelo IML (Isntituto Médico Legal), em Campinas, ele foi indiciado criminalmente por embriaguez ao volante, enquanto seu veículo foi recolhido da via.

“Já é certo que qualquer quantidade de álcool ingerida, por menor que seja, pode diminuir os reflexos, afetando as condições normais e seguras de direção. Os motoristas têm que ter em mente que além de poderem ser tornar vítimas da própria irresponsabilidade, ao dirigirem alcoolizados ainda colocam em risco a vida dos passageiros do veículo e também de outras pessoas em circulação no trânsito, inclusive pedestres”, alerta o secretário de Segurança Pública da Prefeitura, Osmir Cruz.

Fique ligado

Além da prisão em flagrante, o motorista pego embriagado ainda pode receber multa considerada gravíssima. Segundo o CTB (Código Brasileiro de Trânsito), o valor da multa é de R$ 2.934,70. Uma multa gravíssima possui um valor base de R$293,47, porém, considerando a gravidade extrema da infração, ele é multiplicado por 10. Caso o motorista cometa o erro novamente, a multa é dobrada. Além disso, o direito de dirigir do motorista é suspenso por 12 meses e a legislação prevê a cassação da CNH por mais 12 meses pela reincidência.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos