02 JAN 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Valinhos registra novo aumento de empregos e chega a melhor índice desde 2020

Das 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas, Valinhos está entre as quatro que tiveram em novembro saldo melhor na comparação com o mesmo mês do ano anterior

Valinhos registrou mais um saldo positivo de empregos em novembro, conforme os dados mais recentes divulgados na última sexta-feira (30) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. No acumulado, o saldo entre janeiro a novembro de 2022 é de 1.802 empregos novos.

Na soma, Valinhos alcançou nos 11 primeiros meses do ano passado 45.341 vínculos empregatícios ativos, melhor índice dos últimos três anos. Em 2020 foram 41.389 e 2021 encerrou com 43.539. “A cada mês Valinhos confirma a tendência de avanços nos seus indicadores econômicos. São números que nos motivam a continuar trabalhando, planejando e executando ações assertivas que tornem nossa cidade ainda mais atrativa para as empresas e para os trabalhadores, estimulando a geração de empregos, a economia e o desenvolvimento em diferentes setores”, destaca a prefeita Capitã Lucimara.

Somente em novembro do ano passado, entre admissões e desligamentos, foram 173 novos empregos formais. O número colocou a cidade entre os quatro municípios da Região Metropolitana de Campinas que tiveram saldos positivos no comparativo mensal, na contramão da maioria. Quando comparado com o mesmo período de 2021, houve uma queda de 59% na geração de empregos na RMC composta por 20 cidades. Ao todo, a RMC criou 3,3 mil vagas de emprego formal em novembro de 2022, de acordo com dados do Caged, ante 8,3 mil empregos com carteira assinada computados no mesmo mês, no comparativo anterior.

Mulheres e jovens

Em Valinhos o saldo mensal por faixa etária aponta que os adultos entre 25 e 29 anos, seguidos pelos jovens de 18 a 24 foram os que mais conseguiram empregos no mês de novembro em Valinhos. Ainda, do saldo de 173 empregos criados, 140 foram ocupados por mulheres.

Entre os principais grupos de vagas de empregos criadas em novembro estão os trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados, trabalhadores da produção de bens e serviços industriais e trabalhadores dos serviços administrativos.

Local: Valinhos