02 JAN 2023
MOBILIDADE URBANA
Em três meses, Prefeitura implantou 400 placas e sinalizou 55 vias ruas e avenidas de Valinhos

Projeto de revitalização proporciona mais segurança para pedestres, ciclistas e motoristas em vários pontos da cidade, inclusive escolas

Com objetivo de tornar o trânsito mais seguro e avançar na organização viária de Valinhos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, iniciou em outubro de 2022 um projeto de revitalização da sinalização da cidade. Em três meses, a sinalização de seis bairros já foi restaurada, totalizando 55 ruas, avenidas e corredores. A medida envolve sinalização vertical e horizontal, troca de semáforos dos principais cruzamentos, reserva de vagas e sinalização sonora para pessoas com deficiência e mais de 400 placas de logradouros na área central.

“Estamos investindo na sinalização de Valinhos para tornar a cidade ainda mais organizada e segura. Essa era uma das principais metas do nosso plano de governo para a área de Mobilidade em 2022 e seguiremos intensificando as ações neste novo ano”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

O secretário de Mobilidade Urbana, Redcliff Sierra Santos, explica que o objetivo principal da pasta é proporcionar aos munícipes, sejam eles pedestres, condutores de veículos ou ciclistas, um trânsito mais seguro. “Para isso, investimos em um conjunto de ações que engloba, além da revitalização da sinalização, a conscientização e educação no trânsito e fiscalização”, comentou.

Sinalização horizontal

Os bairros Jardim Itapuã, São Jorge, Universo, Morada do Sol, União e Figueiras já receberam nova sinalização de solo, com pintura de lombada, linha simples seccionada, linha dupla contínua, linha de bordo, vagas de estacionamento, faixa de pedestre, parada obrigatória, entre outras. Na Estrada Municipal do Roncáglia foi implantada uma canalização central diminuindo a faixa de rolamento, com o intuito de reduzir a velocidade para a saída dos condomínios.

Além disso, 20 escolas tiveram a sinalização restaurada, incluindo a implantação de vagas de estacionamento para veículos que transportem pessoas com deficiência (PCD). O objetivo é atingir a meta de 100% das escolas com vagas preferenciais.

As EMEB’s Governador Franco Montoro, Prefeito Vicente José Marchiori, Profª Neize Quaglio Mathedi, Profª Alice Sulli Nonato, Vereador Eber C. S. Foratto, Dom Agnelo Rossi, Padre Leopoldo Petrus Van Liempt, Carlos de Carvalho Vieira Braga, Luiz Antoniazzi, Prof. Osvaldo Muller, Dra. Yrma de Andrade Fiori, Cecília Meirelles, Governador Orestes Quércia, Heloísa de Carvalho Crissiuma, Prof. Waldomiro Mayr / Prof. Emílio Pedro, Tio Pedro Brandini, as CEMEIs São Lucas, Anna Thomé Mamprin, Alberto Juliano Serra, Papa João Paulo II e as escolas estaduais Prof. Cyro de Barros Rezende e Prof. Antônio Alves Aranha já foram contempladas.

As equipes implantaram também vagas de estacionamento em vários pontos da cidade, como de motos, vagas rápidas, carga e descarga, vagas destinadas a idosos e revitalizou as vagas para pessoas com deficiência.

Sinalização semafórica

Os semáforos dos principais cruzamentos foram revitalizados com a troca das lâmpadas dos focos convencionais por lâmpadas de LED, cabos de energia, manutenção dos braços projetados e demais componentes. As lâmpadas de LED melhoram a visualização para motoristas e pedestres, o que aumenta a segurança no trânsito e otimiza a mobilidade da cidade. Além disso, elas duram mais e gastam menos energia.

Foram trocados os semáforos da Rodovia dos Andradas, avenidas Joaquim Alves Corrêa e Independência. Dos cruzamentos da Rua Treze de Maio com a Rua Dr. Cândido Ferreira e na saída 1 de pedestres do Terminal Rodoviário, da Avenida dos Esportes, em frente a loja Nelson Calçados e na saída do portão 3 que dá acesso ao Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC). Também da Avenida Dom Nery com as ruas Francisco Glicério, Sílvio Concon, General Osório e Paulo Setúbal, da Rua Quinze de Novembro com as ruas Treze de Maio, Campos Salles e Carlos Manarini e da Rua Onze de Agosto com a Avenida Rigesa e Rua Barão de Mauá.

Também foram implantados semáforos nos cruzamentos das avenidas Joaquim Alves Correa e Independência e da Avenida Onze de Agosto com a Rua Barão de Mauá, através de condição de empreender com empresas dos locais que, além de atender ao entorno, diminuirá os acidentes de trânsito. Os semáforos entrarão em operação nesta semana.

Inclusão

Ainda, para proporcionar mais segurança e acessibilidade às pessoas com deficiência visual, a Prefeitura instalou botoeiras sonoras em semáforos de travessia de pedestres no entorno da rodoviária, em frente a saída do portão 1, na Rua Treze de Maio e na saída do portão 3, na Avenida dos Esportes, além dos cruzamentos da Rua Quinze de Novembro com a Rua Campos Sales, próximo ao Centro de Convivência do Idoso e da Avenida dos Esportes com a Avenida Onze de Agosto. O equipamento possui um aviso em braille, sinais sonoros e mensagens de voz que orientam o munícipe sobre o momento correto e seguro para atravessar a rua.

Sinalização vertical

Outro serviço importante para o trânsito de Valinhos é a troca de placas de logradouros que estavam antigas e dificultando a visão de motoristas e pedestres. As equipes da Prefeitura já instalaram mais de 400 placas revitalizadas em diversas ruas e avenidas da área central da cidade.

Local: Valinhos