Contribuinte poderá parcelar o tributo em 12 vezes ou optar pela cota única, com desconto, e vencimento em 25 de janeiro
A Secretaria da Fazenda de Valinhos iniciou na última semana a entrega de 51 mil boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023. Sem alteração na forma de cobrança feita pela Prefeitura, o valor foi corrigido apenas pelo índice da inflação dos últimos 12 meses – 6,46%.
O contribuinte poderá parcelar o tributo em 12 vezes, com vencimento no dia 10 de cada mês, ou optar pela cota única, com desconto de 3% e vencimento em 25 de janeiro. Para os contribuintes adimplentes o desconto na cota única é acrescido de mais 3% de desconto pelo programa "Bom Pagador".
A pasta alerta sobre a mudança no formato, que deixou de ser carnê e passou a ser boleto. Além de facilitar o pagamento, a medida visa a economia dos cofres públicos, pois a mesma empresa (Correios) contratada pela Prefeitura faz a emissão do boleto e a distribuição na cidade.
O pagamento deverá ser feito nos credenciados - Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Mercantil e Caixa Econômica Federal através do Internet Banking ou caixas eletrônicos. A Caixa Econômica Federal receberá diretamente nos caixas mediante pagamento em dinheiro ou cheque administrativo. Nas Casas Lotéricas o limite de pagamento, em dinheiro, será de R$ 1 mil. Outra opção é através de PIX pelo Internet Banking ou Aplicativo Bancário de Smartphone de qualquer banco, utilizando o QR-Code constante em cada lâmina do carnê. Eventuais reclamações contra o lançamento deverão ser registradas no prazo de 30 dias contados do recebimento da notificação.
As guias, inclusive vencidas, poderão ser obtidas e atualizadas no site da Prefeitura (www.valinhos.spgov.br /CIDADÃO/IPTU e Serviços / 2ª via) e nos guichês da Secretaria da Fazenda que funciona no Paço Municipal com atendimento ao público das 8h30 às 16h.