Contribuintes de Valinhos já podem fazer o pagamento de impostos e taxas por meio de cartão de crédito, tanto à vista quanto com parcelamento em até doze vezes. O novo portal de serviços, implantado pela Prefeitura de Valinhos por meio da Secretaria da Fazenda, já está no ar com diversas funcionalidades que permitem um atendimento rápido e sem burocracia para a quitação de débitos (confira o passo a passo abaixo).
Diversos tributos podem ser pagos pelo novo portal, como IPTU, ISSQN e taxas. O pagamento é realizado pela ferramenta BBPay do Banco do Brasil, em que são inseridas as informações do cartão de crédito de forma segura e protegida. Para o parcelamento em até doze vezes, os juros são calculados pela bandeira do cartão com a apresentação dos valores fixos das parcelas no ato. O débito com a Prefeitura é baixado integralmente no dia útil seguinte.
Como pagar tributos pelo novo portal:
1 - Acesse o
portal de serviços da Secretaria da Fazenda.
2 - Selecione o serviço desejado (serviços empresas, serviços imóveis ou serviços contribuintes;
3 - Clique no botão "pesquisar débito" para gerar a guia de pagamento.
Se for o primeiro acesso, o contribuinte deverá fazer um cadastro para obter um login e escolher uma senha para utilizar o sistema.
Além do cartão de crédito, os tributos podem ser pagos por PIX em qualquer banco pelo celular ou aplicativo do banco, ou pelo boleto tradicional nos bancos conveniados para pagamento: Banco do Brasil, Santander, Caixa, Itaú, Bradesco e Mercantil.
Ao realizar o pagamento através do PIX a baixa será efetuada em poucos minutos, permitindo a liberação da CND de forma instantânea. Além da opção de escanear o QR Code, também é possível realizar o pagamento com a opção do copia e cola (chave PIX).
Em caso de dúvidas, a Secretaria da Fazenda dispõe dos seguintes canais:
Telefone: (19) 3849-8000 - digitar opção 1 Fazenda (de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h30 às 16h)
WhatsApp: (19) 2018-7110
Paço Municipal - Prefeitura de Valinhos
Rua Antônio Carlos, 301. Centro
Atendimento de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h30 às 16h.
Golpes
A Secretaria da Fazenda alerta que não envia e-mail nem mensagem de WhatsApp com código PIX e nem com boletos para pagamento de impostos. O contribuinte que receber mensagens com esse tipo de cobrança jamais deve efetuar o pagamento e deve entrar em contato com a Fazenda imediatamente pelos canais oficiais para confirmar se há pendências com a Prefeitura.