05 JAN 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Com previsão de vendagem de 120 toneladas de frutas, Festa do Figo e Expogoiaba terá 34 expositores

Cidade investe em produção de frutas vermelhas

Este ano, a 72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba, que acontece entre os dias 13 e 29 deste mês, terá 34 produtores expondo e vendendo suas frutas no Pavilhão de Exposição. O valinhense e os turistas poderão experimentar e comprar atemoia, pitaya, figo da índia, seriguela, uva, além do figo e da goiaba branca e vermelha. No total, o Sindicato Rural estima que as vendas cheguem a 120 toneladas de frutas durante o evento.

“Teremos uma boa variedade de frutas na festa e com ótima qualidade”, adiantou o presidente do Sindicato Rural, Pedro Sidnei Pellegrini, que também está à frente da Associação Agrícola de Valinhos. Segundo ele, está previsto uma safra com 2,2 milhões de caixas de figo, cada uma com 1,6 quilos, e 3,6 milhões de caixas de goiaba, cada uma com 3,5 quilos cada.

“Este ano teremos uma boa safra, tanto de figo quanto goiaba. Esperamos que o tempo melhore, porque o figo é mais sensível às chuvas, enquanto a goiaba é mais resistente”, explicou o presidente do Sindicato Rural. Segundo ele, a estimativa é semelhante a safra de 2021.

Atualmente, Valinhos tem uma produção bastante diversificada. “Hoje, temos plantação de atemoia, figo da índia, caqui, seriguela, abacate, pêssego, pitaya, carambola, amora, mirtilo, uva e morango, além do figo e da goiaba”, enumerou o presidente do Sindicato Rural.

Frutas vermelhas
Em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada (CATI), o Sindicato Rural e a Associação Agrícola de Valinhos estão desenvolvendo um projeto voltado para o cultivo de frutas vermelhas na cidade. Entre elas o mirtilo, a amora e a framboesa. “Elas se adaptaram bem ao nosso clima. A expectativa é levar estas frutas no próximo ano para a Festa do Figo”, prevê o presidente do Sindicato Rural.

Atualmente, o mirtilo está em produção na região do Macuco, com a produtora Rosa Yamamoto, que recebeu a corte da Festa do Figo e Expogoiaba na última quarta-feira (4) em sua plantação. “Estamos negociando para levar um vaso de mirtilo para exposição, para que já se tenha conhecimento de sua produção na cidade”, finalizou o presidente do Sindicato Rural.

72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba

Dias: 13 e 29 de janeiro