Produtores já poderão destinar material a partir desta 3ª feira (5), após cadastro prévio
Os produtores rurais já poderão enviar restos de podas de árvores frutíferas ao Centro de Educação Ambiental e Viveiro Escola de Valinhos a partir da próxima terça-feira (5). O espaço, ainda em fase de implantação pela Prefeitura, fica na área do antigo estande de tiros da Guarda Civil Municipal (GCM), na Rodovia Dom Pedro, km 121, sentido Itatiba.
Segundo o Departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, o objetivo é aproveitar a área do futuro Centro Ambiental, previsto para ser inaugurado ainda neste ano, e evitar o acúmulo de resíduos nas propriedades.
No local já são triturados alguns galhos provenientes de podas executadas pela Secretaria de Serviços Urbanos. Posteriormente os insumos obtidos serão doados aos produtores, por meio da Associação dos Agricultores de Valinhos.
O recebimento dos restos das podas será sempre às terças e quintas-feiras, das 9h às 15h. Antes, os produtores deverão realizar cadastro pelo e-mail agricultura@valinhos.sp.gov.br. Na mensagem deve informar o seu nome completo, RG, telefone, endereço da propriedade, nome completo do motorista, RG e placa do veículo, além da data que pretende encaminhar o material.
Não serão aceitos outros tipos de resíduos, como de roçada (grama, capim) e de construção civil, assim como lixo orgânico ou inorgânico, plásticos e itens metálicos.
De acordo ainda com o Departamento de Agricultura a carga destinada pelo produtor rural deve ser coberta para evitar desprendimento de restos vegetais durante todo o percurso entre a propriedade rural até o Centro.