Programa municipal de castração atendeu mais de 5 mil cães e gatos nos últimos anos
Em mais uma etapa do programa municipal de castração de cães e gatos, mantido pela Prefeitura de Valinhos, foram atendidos 160 pets em mutirão, pelo Castramóvel, no último domingo (10). O atendimento foi realizado no Parque Municipal ‘Monsenhor Bruno Nardini’ com toda infraestrutura para receber os peludinhos e seus tutores. Com mais essa etapa, chega a 5.014 animais atendidos com a cirurgia gratuita, além de microchipagem, desde 2020, quando o programa foi iniciado e ganhou força a partir de 2021.
Para o mutirão do último dia 10 estavam agendados 250 pets, mas foram realizadas 160 cirurgias, sendo 62 cadelas, 20 cães machos, 26 gatas e 52 gatos. Mas o número de procedimentos poderia ser ainda maior. De acordo com o Departamento de Proteção e Bem-estar Animal, que coordena os mutirões, houve um número expressivo de faltas. “Dos que não foram castrados, 81 deles foram por falta de comparecimento no dia. Infelizmente esses tutores que tiveram a oportunidade de levar seus pets acabaram tirando a vaga de outros animais”, explica Alesandra Fontanese, integrante da equipe.
Os benefícios da castração são vários, conforme destaca a diretora do Departamento, Perla Couto. “A disponibilidade do mutirão é uma grande oportunidade da população contribuir com o bem-estar dos animais. A castração previne doenças relacionadas ao sistema reprodutor, como câncer de mama nas fêmeas e câncer de próstata nos machos, contribui para a longevidade dos pets. Além disso de ser um método eficaz para controlar a população de cães e gatos, evitando o abandono e maus-tratos. A castração também diminui comportamentos agressivos, marcação de território e instintos de fuga”, explica Perla.
PROGRAMA
O aumento do número de castrações foi progressivo nos últimos 4 anos. Inicialmente, as castrações começaram em clínica contratada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, quando foram realizadas 114 cirurgias em 2020 e o número saltou para 680 castrações em 2021. Já em 2022, foram mais 918, e em 2023, quando o serviço foi ampliado com a chegada do castramóvel, houve mais 1.532 cirurgias. Em 2024, até agora, já são 1.770 castrações. Os investimentos no programa municipal contaram com recursos oriundos de emenda impositivo destinada pelo vereador Cesar Rocha.
Para 2025 já está previsto contrato para a realização de mais 1.440 cirurgias dentro do mesmo programa municipal de castração.
Fonte: Departamento de Jornalismo
Local: Valinhos-sp