11 JAN 2023
FUNDO SOCIAL
GABINETE DA PREFEITA
MOBILIDADE URBANA
Valinhos terá linha especial de ônibus para a 72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba e alterações temporárias no trânsito
Medidas visam garantir melhores condições de mobilidade e segurança

Algumas ruas de Valinhos terão mudanças temporárias no trânsito para facilitar o fluxo de veículos durante a 72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba, que será realizada entre os 13 a 29 de janeiro. Também será disponibilizada uma linha de ônibus especial para facilitar a locomoção do público até o recinto.

Haverá interdição de vias públicas e alterações no sentido de direção visando mais mobilidade, melhores condições de estacionamento e mais segurança aos visitantes e participantes da festa. Também haverá remanejamento de pontos de ônibus nas vias previstas. Durante o período, a haverá apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar (PM), além das equipes de trânsito.

A regulamentação deste período foi definida na Resolução nº 01, da Secretaria de Mobilidade Urbana, publicada no boletim municipal, na edição nº 2381, de terça-feira (10), podendo ser consultada no site da Prefeitura (https://www.valinhos.sp.gov.br/portal/diario-oficial/ver/1596).

Durante o período da festa ficam instituídos bolsões de estacionamentos nas vias e horários relacionados.

As vias interditadas são a AVENIDA JOAQUIM ALVES CORRÊA (sentido Bairro/Centro e Centro /Bairro: entre a Rua Raimundo Bissoto até a Av. Independência; e sentido Bairro/Centro: entre a Rua Vicente Rossi até a Rua Professor Ataliba Nogueira); a RUA DOM JOÃO VI (sentido Centro /Bairro, entre a Avenida Joaquim Alves Correa até a Avenida Independência); e RUA ÂNGELO SCHIAVINATTO (sentido Bairro/Centro: Entre a Rua Vicente Rossi até a Avenida Joaquim Alves Corrêa).

Assim como a AVENIDA DOS ESPORTES (sentido Bairro/Centro: Entre a Rotatória (referência Supermercado Pão de Açúcar) até a Rua Dom João VI; sentido Bairro/Centro: Entre a Rua Dom João VI até a Rua Campinas, Incluindo os Bolsões de Estacionamento da Praça 500 anos; e sentido Centro/Bairro: Entre a Rua Dom João VI até a Rua Dr. Fernando Leite Ferraz (referência atrás Palco 2); e RUA DR. FERNANDO LEITE FERRAZ (trecho entre Avenida dos Esportes até a Rua Professor Ataliba Nogueira, passará a ter sentido único de direção, com restrição de estacionamento, sinalizados com placas).

Entre a Avenida Joaquim Alves Corrêa até a Rua José de Alencar fica instituído bolsão de estacionamento para PcD (Pessoas Com Deficiências) e Motocicletas. Já entre a rua José de Alencar até a Av. Dos Esportes fica instituído estacionamento de táxi, viaturas e veículos oficiais. Haverá táxi na portaria principal do Parque Municipal.

O que muda são os dias e horários, uma vez que são as mesmas vias do entorno. Nos dias 13 e 27 ficam interditadas as ruas das 18h às 24h. Já nos dias 14, 15, 20, 21, 22. 28 e 29, a interdição acontece das 8h às 24h.

Ônibus
Nas datas e horários definidos, as linhas regulares de ônibus municipais e metropolitanos, que cumprem itinerário nas vias onde os pontos de embarque e desembarque estarão interditados, terão seus itinerários remanejados no trecho.

São as LINHAS MUNICIPAIS: Linha Especial Festa do Figo; 504 – Reforma Agrária; 507 – Country Club; 514 – Vale Verde; 515 – Joapiranga; e 522 – Morada do Sol.

Já nas LINHAS METROPOLITANAS são: 679 – Valinhos/Campinas (Trevo da Bosch), Via Rodovia Anhanguera SP 330; e 680 - Valinhos/Campinas (Trevo da Bosch).

O que muda são os dias e horários também, já que as linhas são as mesmas. Nos dias 13 e 27, a partir das 19h,e nos dias 14, 20, 21, 28, a partir das 18h, enquanto nos dias 15, 22, 29, a partir das 15h.
Já as demais linhas municipais seguirão até o Parque Municipal nos dias da festa, às sextas-feiras a partir das 19h, aos sábados, a partir das 18h e aos domingos, a partir das 15h. São elas 501 – Alpinas, 502 - São Bento, 503 - América II /Jurema, 508 - Fonte Mecia, 509 - Parque das Colinas, 512 - Alvorada I e II, 513 - JD São Marcos, 516 - Pq Colinas, 520 - Bom Retiro, 523 - Pq Portugal, 524 - Figueiras /Palmares, 525 - JD. São Luiz e 526 - Pq Valinhos/Pedreira São Jerônimo.

A Rua Dr. Fernando Leite Ferraz terá proibição de estacionamento na via de veículos de moradores e credenciados, exceto os veículos autorizados. Os ônibus de excursão serão recebidos nesta via. Já a R. Dr. Fernando Leite Ferraz esquina com Avenida dos Esportes será controlada e liberada o acesso a veículos credenciados, moradores em garagem própria e credenciados da Festa do Figo, em local previamente definidos.

72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba
Dias: 13 a 29 de janeiro
Local: Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini
Endereço: Endereço: Rua Dom João VI, s/n - Jardim Planalto