11 JAN 2023
Guias e monitores da Associação Amigos do Vali realizam treinamento para 72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba
Capacitação visa manutenção da qualidade no atendimento aos visitantes

O Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, da Prefeitura de Valinhos, e a Associação de Guias e Monitores Amigos do Vali promoveram um treinamento para os 15 guias e monitores que atuarão na 72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba, que acontece entre dias 13 a 29 deste mês.

Os profissionais acompanharão os passeios de Agroturismo e o City Tour, que acontecem aos sábados e domingos dos três finais de semana do evento, e explicarão sobre a história da cidade, os pontos turísticos e a festa aos visitantes.

O objetivo do treinamento foi abastecer os guias e monitores com informações atualizadas, incluindo visitas aos produtores e locais que fazem parte do itinerário de ambos os passeios. A ideia é manter a excelência na recepção aos visitantes.

Entre as propriedades visitadas estão aquelas localizadas nas regiões da Reforma Agrária e Macuco, além dos principais pontos turísticos do City Tour.

Agroturismo e City Tour
O roteiro de Agroturismo acontece sempre aos sábados e domingos dos três finais de semana do evento (dias 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de janeiro), das 9h às 16h. O valor do ingresso é R$ 30 por pessoa. O roteiro passa por propriedades nas quais os visitantes conhecerão lindas paisagens, o cultivo do figo e da goiaba, a produção de doces típicos e poderão degustar vinhos e licores artesanais.

No roteiro estão inclusos à Adega Tio Mario, o Sítio São Paulo e o Camping Macuco.

O City Tour é um passeio com 1h50 minutos de duração, feito de micro-ônibus. Com saída do Portão 7 da Festa do Figo e Expogoiaba, acontecerá sempre aos sábados e domingos dos três finais de semana do evento (dias 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de janeiro), a partir das 10h, com ingresso a R$ 15.

O itinerário inclui passagem pela Casinha de Figo com Chocolate, localizada em um dos pontos mais alto, podendo ver a cidade inteira, além de poder provar os doces de figo com chocolate e morango. Também passa pela Vinícola Villa Tordin, que foi fundada em 2004 e produz cerca de 6 mil litros de vinho artesanal. O roteiro inclui ainda um tour panorâmico na Fonte Sônia Renova.

Nos locais visitados podem ser adquiridas as guloseimas e as bebidas. Os passeios são gratuitos para crianças menores de cinco.

72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba

Dias: 13 a 29 de janeiro
Local: Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini
Endereço: Endereço: Rua Dom João VI, s/n - Jardim Planalto