19 JAN 2023
DAEV
DAEV divulga cronograma de intervenções na região do Vila Santana
Autarquia Municipal vai fazer paradas programadas do abastecimento e colocar em operação nova linha do sistema de distribuição de água; primeira ação será na próxima terça-feira (24)
Com o objetivo de melhorar a distribuição de água e diminuir as intermitências de fornecimento do recurso tratado aos usuários do Jardim Pinheiros, Parque Santana e Vila Santana, o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) divulga nesta quinta-feira, dia 19, o cronograma de intervenções que serão feitas na rede de distribuição de água nos próximos dias e que permitirão colocar em operação a estrutura recém-executada em Polietileno de Alta Densidade (PEAD).

Dentro do cronograma e à realização dos serviços o DAEV adiantou que será preciso interromper o abastecimento para o Vila Santana, Jardim São Felipe, Celani e Monte Verde às terças e quintas-feiras, no período de 24 de janeiro a 16 de março.

De acordo com o Departamento de Operação os dias da semana foram escolhidos por serem, historicamente, os de menor consumo de água pelos usuários das localidades. A primeira ação será no próximo dia 24, com interrupção do abastecimento entre às 8 e 17 horas.

A nova linha em PEAD tem o total de 10.175 metros e vai possibilitar à Autarquia Municipal desativar a estrutura anterior de fornecimento de água dos bairros, que é de cimento amianto, também ajudando a equilibrar a pressão do sistema de abastecimento e contribuindo, diretamente, à diminuição de perdas destas localidades. “Por isso pedimos a compreensão dos usuários nas datas, pois justamente faremos essas paradas programadas a fim de melhorarmos o sistema de abastecimento de água para essas pessoas e diminuir as intercorrências em ações corretivas ou emergenciais”, informou o presidente da Autarquia Municipal, o engenheiro civil e sanitarista, Walter Gasi.

As interrupções programadas do abastecimento serão sempre das 8 às 17 horas nos dias 24, 26 e 31 de janeiro; em 7, 9, 14, 16, 23 e 28 de fevereiro e em 2, 7, 9, 14 e 16 de março de 2023.

Método Não Destrutivo

Os trabalhos em andamento têm sido realizados por meio do chamado ‘Método Não Destrutivo’, isto é, uma metodologia considerada mais ágil e eficiente em comparação com a abertura de valas a céu aberto na extensão de toda a rua, diminuindo a necessidade de escavações.

Dentro dos serviços realizados a passagem da nova rede em PEAD já foi finalizada, assim como a substituição dos ramais. Também será feita a substituição de hidrômetros nos imóveis compreendidos no trajeto da nova linha. As obras são feitas com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

Os bairros contemplados estão dentro do Plano Diretor de Perdas. Fazem parte da área da nova rede em PEAD a Avenida Brasil, Avenida João Antunes dos Santos, Praça Pará, Rua 12 de Outubro, Rua Antônio Bergamo, Rua Bahia, Rua Brasília, parte da Rua Catarina, Rua Mato Grosso, Rua Ceará, Rua Espírito Santo, Rua Goiás, Rua Guanabara, Rua Guilherme Mamprim, Rua Horácio Amaral, Rua Joaquim Betti, Rua Minas Gerais, Rua Orozimbo Maia, Rua Paraná, Rua Paschoal Evangelista, Rua Rio de Janeiro, Rua Rio Grande do Sul, Rua Romano Baldin, Rua Santa Catarina, Rua Humberto Biscardi, Rua Pietro Stopiglia, Avenida Lino Buzato e Avenida dos Estados.
Fonte: Seção de Imprensa e Relações Públicas
Autor: Seção de Imprensa e Relações Públicas
Local: Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV)