19 JAN 2023
DAEV
Fortes chuvas causam intercorrências no sistema de distribuição de água de Valinhos
Queda e pisca de energia prejudicaram funcionamento de várias unidades operacionais; veja como fica o abastecimento nesta quinta-feira (19)
A forte chuva registrada no fim da tarde de quarta-feira, dia 18, em Valinhos, ocasionou em intercorrências diversas e que podem afetar o sistema de distribuição de água tratada nesta quinta-feira (19). A queda e a intermitência foram os principais responsáveis pela instabilidade.

Na Estação de Captação de Água Bruta do Rio Atibaia, o DAEV informou ter ocorrido consecutivas quedas e ‘piscas’ de energia, que iniciaram por volta das 17 horas, com a interrupção total no fornecimento de eletricidade à estação, prejudicando a adução de água bruta e envio do recurso à Estação de Tratamento de Água (ETA) II, no Vila Sônia, que abastece 50,60% da cidade. Ainda na Estação foram registrados ‘piscas’ no decorrer da noite e madrugada.

Já na ETA I – que atende 38,70% da cidade – houve a oscilação de energia por volta das 17 horas, com desarme de bombeamento da parte alta da cidade, mas sem prejuízos ao abastecimento.

Na Barragem das Figueiras a queda de energia prejudicou a adução do recurso bruto à ETA I, o que levou a Autarquia Municipal a tratar uma vazão menor, enquanto que nas regiões do Vale Verde e Country Clube a falta de energia – que durou das 17 horas até próximo das 6 horas desta quinta-feira – prejudicou o funcionamento dos poços que compõem os sistemas isolados e que atendem às localidades. O Parque Valinhos também registrou situação similar.

Reflexos hoje

De acordo com a linha de tendência traçada pelo Departamento de Operação, da Autarquia Municipal, as oscilações de eletricidade registradas no decorrer da noite de ontem e nesta madrugada prejudicaram, diretamente, a recuperação do sistema de água na manhã desta quinta-feira (19).

Desta forma, a equipe informou que a partir das 14 horas poderão identificar situação de pouca pressão ou desabastecimento os imóveis localizados nas regiões do Pedra Verde, Maison Blanche, Jardim São Pedro, Jardim Santa Eliza, Nova Era I e II, Bom Retiro I e II, Ortizes e San Marino. Já por volta das 18 horas podem ser afetados Jardim Nova Palmares I e II, Parque das Figueiras e Jardim União.

Ainda de acordo com o Departamento de Operação, caso haja alguma mudança na linha de tendência, a situação será comunicada pela Autarquia Municipal.

Índice pluviométrico

Dados coletados na Estação de Captação do Rio Atibaia, localizada no KM 119 da Rodovia Dom Pedro I, indicaram que até às 7 horas da manhã desta quinta-feira (19) Valinhos já ultrapassou a média mensal de chuva para o mês de janeiro. Dos 223,74mm esperados, o acúmulo até o momento é de 247,20mm, ou seja, 110,5% acima da média histórica esperada ao período.

A vazão do Rio Atibaia no mesmo ponto de captação hoje está em 54,85m³/s, ou seja, 144,82% acima da identificada em 19 de janeiro de 2022 (que foi de 24,43m³) e 61,5% acima da média histórica esperada ao mês de janeiro (que é de 37,03m³/s).  Já os mananciais internos (Figueiras, Moinho Velho, João Antunes dos Santos e Santana dos Cuiabanos) operam com 100% de sua capacidade.

Fonte: Seção de Imprensa e Relações Públicas
Autor: Seção de Imprensa e Relações Públicas