24 JAN 2023
DAEV
DAEV inicia intervenções para colocar em operação a nova linha em pead da região do Vila Santana
Paradas programadas do abastecimento serão às terças e quintas-feiras; ações vão melhorar o sistema de distribuição aos bairros
O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) deu início nesta terça-feira, dia 24, às intervenções que vão permitir à Autarquia Municipal colocar em operação a nova linha de distribuição de água em Polietileno de Alta Densidade (PEAD) e desativar a rede em fibrocimento dos bairros Jardim Pinheiros, Parque Santana e Vila Santana. Hoje os trabalhos estão em andamento na Rua Humberto Biscardi, na esquina com a Rua Paraná.

Para que os serviços possam ser efetuados, o DAEV faz a parada programada do abastecimento das 8 às 17 horas, para os imóveis localizados no Vila Santana, Jardim São Felipe, Celani e Monte Verde. Nesta terça-feira (24) também ficam com o abastecimento interrompido o Jardim Pinheiros, Parque Santana e Condomínio Vila Fontana.

Colocando em operação a nova rede de distribuição em PEAD, a Autarquia Municipal vai diminuir as intermitências de fornecimento de água tratada para os bairros abrangidos, equilibrar a pressão do sistema de abastecimento, diminuir as perdas físicas e não físicas e, também, reduzir o número de paradas emergenciais para manutenções corretivas e preventivas nas localidades.

Além da passagem da nova rede em PEAD e troca de ramais, que já foram finalizadas, as melhorias também compreenderão a substituição de hidrômetros nos imóveis que ficam no trajeto dessa nova linha. As obras são feitas com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

Benefícios à região

A nova linha em PEAD tem o total de 10.175 metros e vai possibilitar à Autarquia Municipal desativar a estrutura anterior de fornecimento de água dos bairros, que é de cimento amianto, também ajudando a equilibrar a pressão do sistema de abastecimento e contribuindo, diretamente, à diminuição de perdas destas localidades.

Os trabalhos em andamento têm sido realizados por meio do chamado ‘Método Não Destrutivo’, isto é, uma metodologia considerada mais ágil e eficiente em comparação com a abertura de valas a céu aberto na extensão de toda a rua, diminuindo a necessidade de escavações.

Para colocar a nova rede em operação, de 24 de janeiro a 16 de março as interrupções programadas do abastecimento serão sempre às terças e quintas, das 8 às 17 horas. Os dias de parada ao Vila Santana, Jardim São Felipe, Celani e Monte Verde serão em 24, 26 e 31 de janeiro; em 7, 9, 14, 16, 23 e 28 de fevereiro e em 2, 7, 9, 14 e 16 de março de 2023.

As terças e as quintas-feiras foram escolhidas pelo DAEV por serem, historicamente, os dias da semana com o menor consumo de água pelos usuários das localidades, de acordo com o Departamento de Operação. A Autarquia Municipal reforça o pedido de compreensão de todos os proprietários dos imóveis das regiões contempladas durante o período no qual serão realizadas as ações, pois as melhorias são necessárias.

Fonte: Seção de Imprensa e Relações Públicas
Autor: Seção de Imprensa e Relações Públicas
Local: Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV)