26 JAN 2023
SERVIÇOS PÚBLICOS
São Bento do Recreio recebe mutirão de zeladoria e manutenção
Prefeitura de Valinhos intensificou medidas para deixar o bairro em melhores condições e prevenir acidentes

O bairro São Bento do Recreio, um dos mais distantes do Centro de Valinhos e que faz divisa com Itatiba, recebe nesta semana uma série de serviços de zeladoria e manutenção feitos por meio de uma força-tarefa da Prefeitura. Os trabalhos realizados pela Secretaria de Serviços Públicos envolvem a Operação Tapa-Buraco nas ruas asfaltadas e manutenção das vias de terra, limpeza de bocas de lobo, melhorias nas áreas de lazer, poda de árvores e corte de mato, além de obras na UBS (Unidade Básica de Saúde).

“Os serviços que estão sendo realizados no São Bento do Recreio fazem parte de uma ação mais ampla da Prefeitura para levar aos moradores desta região considerada distante mais qualidade de vida. Também objetivam a prevenção de acidentes, especialmente envolvendo os motoristas que nesta época chuvosa enfrentam buracos nas vias e as estradas de terra ficam comprometidas. Além disso, estamos cuidando das áreas verdes, com poda das árvores para prevenir acidentes com quedas de galhos e árvores e deixar tudo em ordem, incluindo o corte de mato nas áreas públicas. A UBS também irá receber atenção especial. O prédio, que já é bem antigo, apresenta avarias estruturais e precisa de uma série de melhorias”, destaca a prefeita Capitã Lucimara.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Mário Ivo Mengon, os trabalhos de zeladoria e manutenção começaram nesta quarta-feira (25) e se estenderão pelos próximos dias. “O motivo que estamos levando essa série de ações no bairro são as fortes chuvas que aconteceram nos últimos tempos, danificando ruas, causando erosões nas vias de terra que acabaram entupindo as bocas de lobo, além de episódios de queda de galhos e risco até de inundação na UBS. Já temos um forte relacionamento com a Associação dos Moradores do bairro e nos comprometemos nesta força-tarefa para rapidamente fazer todos os reparos”, diz o secretário.

Os reparos na UBS serão executados num tempo maior, pois o prédio apresenta várias trincas e infiltrações que nesta época do ano, com mais incidência de chuvas, causa uma série de transtornos aos usuários. Entre os serviços na UBS, em parceria com a Secretaria de Saúde, será feita a troca de telhas quebradas, reparo de trincas e azulejos, limpeza nas calhas, corte de mato e posteriormente pintura interna e externa. A quadra poliesportiva do bairro também receberá manutenção com a troca de alambrados, reparos nas traves e tabelas, e pintura do piso.

Teobaldo Pereira dos Reis, que mora no bairro há 32 anos e é membro da Associação do São Bento do Recreio, diz que essas melhorias são necessárias. “Nosso bairro é muito afastado e precisamos receber com frequência essas ações. Fazemos reuniões frequentemente com a prefeita Capitã Lucimara e agradecemos por mais esta atenção em nosso bairro”. Outro morador, Matusalém Saraiva, que nasceu no bairro há 56 anos e também integra a Associação, ressalta a importância dos trabalhos de manutenção e zeladoria. “Aqui precisamos desse trabalho preventivo para evitar acidentes e essas ações chegaram em boa hora, todo mundo aqui precisa e agradece a Prefeitura”.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos