31 JAN 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
GABINETE DA PREFEITA
Produtores comemoram sucesso de vendas na 72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba
Festa cumpriu o objetivo de divulgar a cidade, os atrativos turísticos e valorizar a produção local

Os produtores rurais comemoraram os resultados da 72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba. Além do sucesso de vendas, muitos aproveitam a divulgação do evento para atrair turistas o ano inteiro em suas propriedades. Apesar das fortes chuvas que antecederam a safra, o Sindicato Rural e a Associação Agrícola de Valinhos e Região confirmou a previsão de venda de 120 toneladas de frutas durante o período da festividade.

“Além de propiciar o lazer e manter a sua tradição, a festa tem esse papel de fortalecimento da nossa produção rural e consequentemente da cadeia que ela movimenta”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho, ressaltou a importância da parceria da Prefeitura de Valinhos com o Sindicato Rural e com a Associação Agrícola de Valinhos e Região. “Por meio do Departamento de Turismo foi possível atender as demandas dos agricultores. O esforço em conjunto garantiu as excelentes vendas aos produtores”, explicou.

O secretário parabenizou o desempenho das entidades de classe, refletido na exposição de frutas e nos leilões. Conforme ele, o leilão desta edição foi um sucesso. “Tivemos o maior lance numa caixa de figo no valor de R$ 1,1 mil, com lances médios em R$ 100”, detalhou, lembrando que a Prefeitura garantiu a estrutura do local, incluindo decoração, estandes e refrigeração.

Segundo o presidente do Sindicato Rural e Associação Agrícola de Valinhos e Região, Pedro Sidnei Pellegrini, a festa deste ano superou às expectativas do produtor rural. “A Festa do Figo foi uma maravilha. Todos ficamos satisfeitos”, confirmou o presidente de ambas entidades, que lembrou do período foi bastante chuvoso, o que deixa o figo mais sensível e prejudica a safra. Apesar deste fator climático, teve produtor que encerrou o dia mais cedo porque vendeu tudo antes do término no evento.

Para ele, a festa é sinônimo de valorização do produtor. “É uma oportunidade do consumidor e do turista ter contato direto com quem produz, conhecendo sobre sua vida, a produção. Se faz a venda direta”, detalhou.

Este ano, na classificação geral da premiação o produtor Alci Roberto Previtali ficou em 1º lugar no figo roxo. Já no ranking na goiaba vermelha e vermelha ficou Leonardo José Joaquim em 1º lugar. Enquanto na uva niagara rosada o 1º lugar foi para o produtor Diego de Jesus, além da menção honrosa para várias frutas, como ameixa, abacaxi, abacate, maracujá doce e azedo, graviola, jenipapo e outras. Inclusive o mirtilo que a cidade passou a produzir no Macuco (veja abaixo a classificação por fim de semana e geral).

Resultado positivo
O produtor Leonardo Mariano expôs pela 1ª vez com seu próprio estande, vendendo sua produção de pitaya e figo-da-índia. “Vendemos, em média, duas toneladas de frutas. A festa é importante porque ajuda a cidade e, para o produtor, porque divulga a cidade”, explicou Leonardo. O retorno do evento foi ótimo. “A região inteira veio para cá”, resumiu.

Além dos estandes, teve produtor que também recepcionou o valinhense e o turista em sua propriedade, seja no passeio do Agroturismo ou no roteiro do City Tour. “Vendemos muito bem no sítio e no estande as bebidas, as frutas, os doces e as compotas”, afirmou Nilvana da Cunha Scabelo, da Adega do Tio Mário.

Ainda sem um levantamento das vendas, a adega garante que teve bons resultados. “No agroturismo chegava ônibus lotado o dia todo”, associou.

Para ela, a festa é o chamariz para divulgar e vender o ano todo. “Depois da festa, a adega passa a receber visitantes o ano inteiro de terça a domingo, das 9h às 18h, inclusive no feriado”, explicou Nilvana. A produção deles de goiaba vermelha e branca foi premiada no 2º e 3º fim de semana. “Para nós, a premiação é o resultado do nosso trabalho, da qualidade do produto e ficamos muito orgulhosos”, comemorou.

Para o produtor Nivaldo Tordin, da Vinícola Villa Tordin, que além do estande abriu sua propriedade para os passeios do City Tour, os resultados também foram bons. “No pavilhão das frutas vendi vinhos e suco de uva, na verdade ali o resultado das vendas esteve na média das últimas participações que aconteceram antes da pandemia”, comparou.

Quem foi até sua propriedade, situada no Capuava, pode conhecer todo o processo de produção dos vinhos e suco de uva. “Puderam degustar, além dos vinhos e suco de uva de produção própria, também queijos, geleias, doces, licores e cachaça produzidos por produtores parceiros”, disse Tordin.

Abaixo segue a classificação geral dos produtores durante a Festa do Figo e Expogoiaba:

CLASSIFICAÇÃO GERAL
72ª FESTA DO FIGO E 27ª EXPOGOIABA / 2023