03 FEV 2023
SAÚDE
Valinhos inicia aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos

Cidade recebe novo lote da Pfizer pediátrica e reforça imunização desta faixa etária

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, informa que a dose de reforço (3ª dose) contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos estará disponível nos postos de vacinação da cidade a partir da próxima terça-feira (7). A vacina usada para esta imunização é somente a Pfizer pediátrica. Para receber o reforço, a criança precisa ter tomado a 2ª dose há, no mínimo, 4 meses.

“Sabemos que a resposta protetora das duas doses acaba reduzindo em relação a Ômicron. Por isso, é importante que os pais levem seus filhos de 5 a 11 anos para tomar a dose de reforço, atualizar o esquema vacinal e protegê-los de possíveis agravamentos da doença”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

O reforço para essa faixa etária acontece na UBS Vila Santana, toda terça e quinta-feira, das 9h às 15h, na UBS Vila Itália, às sextas-feiras, das 9h às 11h e das 13h às 15h e na Vigilância Epidemiológica, de terça e quinta-feira, das 15h às 18h e de sexta-feira, das 15h às 16h.

Valinhos recebeu na tarde da última quinta-feira (2) novos lotes das vacinas Pfizer baby e Pfizer pediátrica, que já estarão disponíveis nos postos de vacinação indicados na próxima terça (7).

“Vale destacar aqui que a vacinação para as demais idades continua. Jovens, adultos e idosos que estejam com o esquema vacinal incompleto devem procurar nossos postos de vacinação o mais rápido possível para se imunizarem”, comentou o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.

Serviço

Confira os locais e horários de vacinação, para crianças de 6 meses a menores de 3 anos com a Pfizer Baby e crianças de 5 a menores de 12 anos com Pfizer pediátrica:

• UBS Vila Santana (Avenida Brasil, 144): terça e quinta-feira, das 9h às 15h;
• UBS Vila Itália (Rua Alexandre Pedroni, 137): sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 15h;
• Vigilância Epidemiológica (Avenida Brasil, 144): terça e quinta-feira, das 15h às 18h; e de sexta-feira, das 15h às 16h.

Vacinação de crianças de 3 a menores de 12 anos com a Coronavac, jovens, adultos e idosos (1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª doses):

• Unidade Básica de Saúde do Reforma, de terça e quarta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 15h,
• Unidade Básica de Saúde do Macuco, de segunda e quarta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 15h.
• Nas demais Unidades Básicas de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 15h.
Vigilância Epidemiológica – de segunda, quarta e sexta-feira: das 15h00 às 16h00 e de terça e quinta-feira: 15h00 às 18h00. Avenida Brasil, 144 – Vila Santana

Intervalos entre as doses

Pessoas com alto grau de imunossupressão, de 12 a 17 anos, deverão receber 1ª e 2ª doses, após 56 dias a dose adicional e após 122 dias a dose de reforço.

4ª dose: disponível para pessoas com mais de 18 anos e que tenham tomado a 3ª dose há, pelo menos, 122 dias. A vacina aplicada será a do fabricante que estiver disponível no momento.

5ª dose: disponível para pessoas com 18 anos ou mais e que tenham imunossupressão, que tenham tomado a 4ª dose há, pelo menos, 122 dias. A vacina aplicada será a do fabricante que estiver disponível no momento.

6ª dose: disponível para pessoas com 18 anos ou mais, que tenham imunossupressão e que tenham tomado a vacina da Janssen como 1ª dose do esquema vacinal.

Janssen: a partir dos 18 anos e com intervalo de 61 dias entre a 1ª dose e o primeiro reforço, contados a partir do dia seguinte da aplicação da primeira dose, com imunizante da própria Janssen (quando houver) e da Pfizer. Os outros reforços, a cada 122 dias.

Pfizer:
• de 12 a 17 anos: intervalo de 56 dias entre a 1ª e 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose; intervalo de 122 dias entre a 2ª e a 3ª dose;
• adultos (a partir de 18 anos): intervalo de 21 dias entre a 1ª e a 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose; e intervalo de 122 dias entre a 2ª e 3ª dose (contados a partir do dia seguinte do recebimento da 2ª dose).

Pfizer Baby:
• crianças de 6 meses a 2 anos 11 meses e 29 dias: intervalo de 28 dias entre a 1ª e a 2ª dose e 56 dias entre a 2ª dose e a 3ª dose.

Pfizer pediátrica:
• crianças de 5 a 11 anos ou imunossuprimidas: intervalo de 56 dias entre a 1ª e a 2ª dose e 122 dias entre a 2ª e o reforço.

AstraZeneca (disponível para adultos, a partir de 18 anos):
• adultos (a partir dos 18 anos): intervalo de 56 dias entre a 1ª e a 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose; e intervalo de 122 dias entre a 2ª e 3ª dose; contados a partir do dia seguinte do recebimento da 2ª dose.

Sinovac Butantan - Coronavac:
• crianças e adolescentes (3 a 17 anos): intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda; para maiores de 12 anos, intervalo de 122 dias entre a 2ª e a 3ª dose;
• adultos: intervalo de 21 a 28 dias entre a 1ª e a 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose;
• adultos: intervalo de 122 dias entre a 2ª e 3ª dose.

Local: Valinhos