16 FEV 2023
SAÚDE
Prefeitura de Valinhos amplia convênio com a Apae e 520 pacientes serão atendidos

Aumento de 40% viabilizará atendimento a 150 pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, ampliou de 370 para 520 o número de pessoas atendidas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Valinhos (Apae), por meio de repasse de recursos municipais, para o acompanhamento de pessoas com deficiência intelectual ou múltipla da cidade. A novidade em 2023 está na inclusão de 150 pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), aumentando em 40% o atendimento total. O objetivo é potencializar e oferecer mais qualidade aos serviços oferecidos, beneficiando o maior número de pacientes.

“Alinhado ao nosso plano de governo, ampliamos o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista em Valinhos para garantir que todos passem por acompanhamento, que é um direito de cada um, e assim se desenvolvam, façam seus tratamentos e tenham dignidade, sendo valorizados e estimulados por uma equipe multidisciplinar”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

O novo convênio foi firmado em novembro de 2022, com previsão de início do atendimento em março de 2023. O valor do repasse mensal da administração tem o teto máximo de R$ 85.940,80 até outubro de 2023, podendo ser prorrogado. Os recursos são do Fundo Municipal de Saúde, estabelecidos no Orçamento Municipal para o exercício de 2022/2023.

De acordo com Márcia Haguiuda, coordenadora da área da Saúde da APAE, a entidade está readequando o espaço físico para iniciar os atendimentos desta nova demanda de pacientes, com a adaptação de quatro salas com espaço de ambiência onde eles interagem. Foram instaladas também redes de proteção nas escadas, janelas e sacadas para garantir mais segurança. Ainda, mais um psicólogo e um terapeuta ocupacional serão contratados.

“Nós já começamos as avaliações iniciais com a equipe multidisciplinar, neuro e psiquiatra para o fechamento dos laudos médicos. Até o começo de março vamos iniciar os atendimentos gerais, assim que as obras forem finalizadas e os profissionais contratados”, explicou Márcia.

O secretário da Saúde, Marcelo Cosentini, explica a importância deste atendimento. “A detecção precoce do autismo, principalmente antes dos três anos de idade, possibilita, ainda mais, que a criança e sua família tenham uma vida independente e saudável”, afirmou.

APAE Valinhos

A APAE Valinhos atende pacientes a partir de três meses até idosos nas áreas de Assistência Social, Saúde e Educação. Em relação à Saúde, o serviço conta com equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, psicólogos, pedagogo, nutricionista e assistente social. Na área médica é ofertado atendimento na especialidade de neurologia, psiquiatria e clínica geral.

A área da Saúde desenvolve treinamento, ações terapêuticas de habilitação e reabilitação, prevenção de deficiências, prevenção no atraso do desenvolvimento neuropsicomotor das pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla e Transtorno do Espectro Autista, crianças, jovens, adultos e idosos que necessitam de tratamento e cuidado. O objetivo é a habilitação e reabilitação afetiva, cognitiva, motora, funcional, melhoria da qualidade de vida, ampliação de potencialidades laborais, independência nas atividades de vida diária e prática.

A APAE também faz atendimento às famílias e responsáveis pelos pacientes na área psicossocial e psicológica, além de grupos de familiares com o objetivo de compartilhar saberes, orientação e novos conhecimentos sobre temas sugeridos pelo grupo ou pelos profissionais.

Local: Valinhos