22 FEV 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
De forma inédita, Prefeitura de Valinhos passa a oferecer análises de solo e água gratuitas a agricultores locais
Programa municipal amplia políticas públicas de desenvolvimento econômico voltadas ao fomento do setor agrícola

Atenta ao crescimento da produção rural em Valinhos e a necessidade de grande parte dos pequenos agricultores de serviços relacionados à extensão rural, a Prefeitura, com a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, passa a oferecer gratuitamente aos agricultores dois serviços essenciais que farão a diferença no campo. Em caráter inédito, a partir de março, os pequenos agricultores terão à disposição análises microbiológicas de água e de solo. Dessa forma, poderão adubar o solo sem erro por falta ou excesso de nutrientes e verificar a qualidade da água que rega as plantações.

“É uma excelente notícia que fazemos questão de trazer em primeira mão aos agricultores de nossa cidade. Pelo Programa Municipal Valinhos Agro, a Prefeitura vai começar a disponibilizar gratuitamente aos produtores rurais 350 análises microbiológicas de água e 350 análises de solo. Apresentamos o projeto e com a emenda impositiva da então vereadora Cris Biani, também produtora rural na cidade, foi possível fazer esse investimento inédito. Com as análises em mãos, os agricultores poderão adubar o solo sem erro por falta ou excesso de nutrientes e também analisar as condições da água dos poços artesianos e utilizada tanto no consumo humano, como no plantio das frutas, legumes e verduras, ou mesmo no consumo dos animais criados nas propriedades”, explica a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Segundo o secretário da pasta, Rafael Agostinho, as análises serão realizadas por laboratórios terceirizados, seguindo a cronologia de recebimento das amostras pelo Departamento de Agricultura. Os serviços contratados de análises são considerados o melhor meio para avaliar a fertilidade do solo e a qualidade da água e garantir maior produtividade e lucratividade para as lavouras.

“Essa era uma das demandas que nossa equipe constatou nas mais de 100 visitas de extensão rural realizadas em 2022 nas propriedades, por meio das quais fazemos um cadastro bem completo para identificação dos meios de produção e de identificação das lavouras e seus agricultores. A análise de solo é a análise química mais utilizada na agricultura no mundo todo. Ela permite não apenas orientar as práticas de adubação e calagem, mas também monitorar a disponibilidade de nutrientes ou a presença de elementos tóxicos em excesso, que possam causar danos às plantas e ao ambiente. Por trazer grandes benefícios, deve fazer parte das práticas dos bons agricultores”, destaca o secretário Rafael.

O secretário ainda esclarece que a análise microbiológica da água, principalmente daquela destinada ao consumo humano, é de fundamental importância. “Por ela pode-se ter certeza de que a água consumida ou utilizada para a irrigação ou criação está isenta de microorganismos que podem ser prejudiciais à saúde”, diz Rafael.

Para ter acesso às análises gratuitas oferecidas pela Prefeitura de Valinhos, os produtores rurais devem fazer inscrição junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação para o preenchimento de uma ficha e entrega de documentos. “Uma vez aprovada a ficha cadastral, o Departamento de Agricultura entrará em contato com o agricultor com as instruções para a coleta e recebimento das amostras. Daremos na sequência, mediante os resultados, todas as orientações necessárias para o agricultor”, considera o diretor do Departamento de Agricultura, Aluísio Mamprin Brunello.

“Depois de devidamente inscritos e verificada a documentação, o nosso departamento técnico oferecerá aos agricultores todas as instruções para coleta correta das amostras que depois serão enviadas ao laboratório. Vale destacar que as análises serão ofertadas para os pequenos agricultores, com área efetivamente produtivas de até 5 hectares, e somente localizadas no município de Valinhos”, ressalta o engenheiro agrônomo do Departamento, Eduardo Lazareti.

As portarias de números 1 e 2 de 2023 que tratam sobre os critérios para ter acesso às análises microbiológicas de água e de solo podem ser conferidas nos Atos Oficiais do município, na edição de número 2404, publicada no último dia 17, pelo link: https://www.valinhos.sp.gov.br/portal/diario-oficial/ver/1620.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos