24 FEV 2023
Através da Prefeitura de Valinhos, 150 autistas serão atendidos na Apae

Entidade está ampliando a estrutura para iniciar atendimentos em março

As obras de adequação que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Valinhos (Apae) está realizando na entidade estão em fase final. Por meio de um convênio, a Prefeitura de Valinhos, através da Secretaria da Saúde, ampliou de 370 para 520 o número de pessoas atendidas, sendo 150 pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para atender ao aumento na demanda, será preciso contratar mais profissionais e, por isso, foi necessária uma reestruturação do ambiente.

“Esse aumento de demanda veio depois da pandemia. Tivemos todo o apoio da Secretaria da Saúde e todo o amparo técnico necessário. Estamos trabalhando lado a lado com a Saúde para atingir o nosso objetivo que é atender os autistas da cidade de Valinhos”, comentou a coordenadora da área da Saúde da Apae, Márcia Haguiuda.

Através de verbas parlamentares foram adquiridos móveis e materiais de escritório e construídas quatro novas salas para comportar a nova equipe multidisciplinar, além de adequações como instalação de redes de proteção das escadas, janelas e guarda-corpo, instalação da parte elétrica e a pintura do local. A obra, que começou há menos de 30 dias, já está em fase avançada e a previsão é de que seja finalizada nos próximos dias.

Além disso, para atender aos 150 novos pacientes, já foram contratados mais um terapeuta ocupacional e um psicólogo. Ainda é necessária a contratação de um fonoaudiólogo e mais um psicólogo para compor a equipe. “Estamos fazendo avaliações iniciais com a equipe multidisciplinar, neuro e psiquiatra para o fechamento dos laudos médicos. Até o começo de março vamos iniciar os atendimentos gerais”, explicou a coordenadora.

O novo convênio entre a Prefeitura de Valinhos e a Apae foi firmado em novembro de 2022, com previsão de início do atendimento em março de 2023. O valor do repasse mensal da administração tem o teto máximo de R$ 85.940,80 até outubro de 2023, podendo ser prorrogado. Os recursos são do Fundo Municipal de Saúde, estabelecidos no Orçamento Municipal para o exercício de 2022/2023.

“Nosso objetivo é garantir o direito ao acesso ao diagnóstico e acompanhamento de cada pessoa com Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual da cidade”, afirmou o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.

Local: Valinhos