27 FEV 2023
SAÚDE
Planejamento familiar: pacientes inscritos para cirurgia de vasectomia participam de palestra orientativa

Iniciativa faz parte do programa desenvolvido pela Prefeitura de Valinhos através da Secretaria de Saúde

Na última sexta-feira (24), a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, realizou uma palestra direcionada aos 24 pacientes inscritos para a cirurgia de vasectomia. A ação faz parte do Programa de Planejamento Familiar, atendendo às diretrizes do Ministério da Saúde. O objetivo é promover orientações sobre o funcionamento do programa e esclarecer dúvidas a respeito do procedimento.

A palestra aconteceu no auditório do Centro de Estudo e Treinamento em Saúde (CETS) da Vila Santana, onde os profissionais da saúde orientaram os casais sobre o fluxograma que terão que seguir e opções de métodos contraceptivos reversíveis disponíveis antes de escolherem um método definitivo. Também abordaram o tema Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Desde a retomada das cirurgias de pequeno porte em setembro de 2022, 30 vasectomias já foram feitas em Valinhos por meio de demanda espontânea. O paciente que tiver interesse pode procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou o Departamento de Programas e Projetos pelo telefone 3869-9500. Ao ser inscrito no Programa de Planejamento Familiar, passa por um processo preliminar que conta com a palestra orientativa, além de entrevistas psicológica e social. Após todos os passos e a assinatura de todos os documentos necessários, o Ministério da Saúde exige 60 dias para o ato cirúrgico, não sendo possível realizar o procedimento antes deste prazo.

“No ano passado retomamos a realização de cirurgias de pequeno porte como a vasectomia, que foram paralisadas no período mais crítico da pandemia de Covid-19. Assim, por meio do programa, acompanhamos os pacientes que desejam realizar um procedimento irreversível, é uma decisão importante na vida da família e por isso têm todo o apoio da Saúde”, afirmou o secretário da Saúde, Marcelo Consentini.

Programa de Planejamento Familiar

O Programa de Planejamento Familiar, regulamentado pelo Ministério da Saúde e oferecido pela rede municipal de saúde de Valinhos, é um conjunto de ações em que são oferecidos recursos para auxiliar na concepção ou anticoncepção, já que é direito fundamental do cidadão a livre e responsável decisão quanto ao número de filhos.

No programa, o munícipe tem assegurado o direito pleno ao planejamento familiar, ou seja, limitação ou aumento do número de filhos, recebe orientações quanto aos métodos contraceptivos reversíveis e acompanhamento dos métodos instituídos. O programa estabelece política familiar pelo SUS e garante o encaminhamento, avaliação e resolução de procedimentos.

Pequenas cirurgias

Com a adaptação de uma nova sala de cirurgias de pequeno porte na Unidade Básica de Saúde do Jardim Paraíso em setembro de 2022, os pequenos procedimentos como vasectomia, conização e pequenas cirurgias plásticas, como retirada de pinta, foram retomados no município.

Os pacientes que precisam realizar algum procedimento devem buscar o atendimento primário na UBS de referência para o seguimento do protocolo. O clínico geral encaminha o paciente para uma consulta clínica com o médico cirurgião, que avalia a necessidade cirúrgica do paciente e solicita a vaga. A partir disto, o paciente aguarda o contato da equipe de saúde para a marcação do procedimento. Como são cirurgias de caráter eletivo, os pacientes são agendados conforme a lista de espera formulada de acordo com as consultas.

Local: Valinhos