02 MAR 2023
GABINETE DA PREFEITA
GOVERNO
Prefeitura de Valinhos encaminha famílias do Pinheirinho para hotel e prepara aluguel social
Adultos e crianças que estavam nos imóveis mais atingidos pelas chuvas receberam ajuda em caráter imediato

A Prefeitura de Valinhos encaminhou nesta quarta-feira (1º) 28 pessoas que moram na região do Pinheirinho para um hotel da cidade, onde permanecerão por 10 dias. A medida, em caráter imediato, foi determinada pela prefeita Capitã Lucimara Godoy após visitar o local atingido pelas fortes chuvas da última terça-feira (28). “A exemplo do governador Tarcísio Freitas, que anunciou essa possibilidade para atender as famílias desabrigadas no litoral norte, Valinhos precisava dar uma resposta para uma necessidade imediata, que não pode esperar”, enfatiza a prefeita.

As famílias tiveram as suas casas invadidas pela água, pela lama e perderam todos os seus pertencentes. “A previsão indica mais chuvas intensas nos próximos dias. Portanto, além da prevenção de riscos, essas famílias precisam ter condições dignas de moradia, alimentação e higiene enquanto trabalhamos em outras frentes que trarão resultados a curto, médio e longo prazo”, explica.

O Fundo Social de Solidariedade, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência, está fornecendo marmitas e realizando uma campanha de arrecadação de alimentos, vestuários, eletrodomésticos, itens de higiene, móveis, entre outros itens. Outras famílias permaneceram na região do Pinheirinho e também precisam de auxílio.

ALUGUEL SOCIAL

Paralelamente, através de um trabalho conjunto que envolve diversas secretarias, a Prefeitura de Valinhos prepara a efetivação do aluguel social para que, ao término desse período de estadia no hotel, as famílias que aceitaram deixar a região do Pinheirinho sejam assistidas. “Na prática, os proprietários alugarão os imóveis às famílias e a Prefeitura custeará, no valor de um salário-mínimo”, explica o secretário de Governo, Crislânio Lopes.
Para isso, de acordo com o secretário de Assistência Social, Thiago Soratto, a Prefeitura providenciará um cadastro dos proprietários interessados.

PROGRAMA HABITACIONAL

A Prefeitura também já identificou áreas que poderão ser utilizadas para programas habitacionais e iniciará as tratativas com outras instâncias de governo em busca de recursos para que, somada às soluções imediatas, o trabalho a médio e longo prazo se concretizem, ajudando na solução definitiva para um problema antigo.

RECORDE DE CHUVAS

Depois do recorde histórico de chuvas em janeiro, Valinhos voltou a registrar volumes acima da média em fevereiro. Somente durante a tarde de terça-feira (28), a Defesa Civil informou que choveu 93mm das 13h às 17h. No mês, o acumulado foi de 195,80 mm, 110,7% acima da média mensal esperada, que era de 176,87mm.