02 MAR 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Valinhos participa de reunião com Secretaria de Segurança Pública do Estado sobre convênios com municípios

O secretário de Segurança Pública e Cidadania da Prefeitura de Valinhos, Argeu Alencar da Silva, representando a prefeita Capitã Lucimara Godoy, participou nesta quinta-feira (2) de uma reunião no Senai de Campinas que abordou as possibilidades de convênios entre a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e os municípios.

O objetivo foi orientar os municípios sobre os convênios relacionados a segurança já existentes. “Este contato direto entre nós e o Estado é importante para mantermos alinhadas todas as ferramentas que temos para manter a segurança da nossa cidade. Estamos investindo muito com ações e tecnologia para tornar Valinhos um exemplo de segurança pública”, afirmou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Argeu Alencar da Silva.

O encontro contou com a presença de diversos prefeitos e secretários municipais da região, da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

Segurança

Neste ano, serão investidos R$ 21,658 milhões em segurança pública em Valinhos, conforme a peça orçamentária aprovada em dezembro pela Câmara Municipal. Com a inauguração do COI em janeiro, outras ações serão promovidas em prol da segurança.

A Prefeitura iniciou em fevereiro o projeto-piloto “Câmera Amiga”, que integra o monitoramento de locais privados ao sistema de segurança pública. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também foi equipada com 10 câmeras de segurança, uma interna e nove externas, e as imagens estão sendo captadas em tempo real na sede da corporação da GCM. Ao todo serão 983 equipamentos em locais públicos, como escolas, por exemplo. As entradas e saídas da cidade já são monitoradas com câmeras, mas o número será ampliado, formando a chamada “muralha digital”.

Ainda, a cidade já tem hoje integração efetiva e em tempo real de todas as corporações policiais – Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil feita via rádio entre as 34 Guardas Civis Municipais que compõem a Central Regional de Inteligência e Monitoramento (CRIM), visando comunicação direta em situações de emergência.

Valinhos também utiliza o Sistema Detecta, que integra bancos de dados das polícias e imagens de câmeras de diversos órgãos. Além disso, a cidade possui convênio com o Ministério da Justiça para a utilização do Sistema Córtex, que permite a identificação de veículos roubados e até a localização de pessoas procuradas por reconhecimento facial. O Sistema Alerta Brasil da Polícia Federal Rodoviária também é usado, com técnicas de inteligência artificial que ampliam os pontos de captura de imagens e sua capacidade de “leitura” e cruza dados obtidos por meio do monitoramento de fluxo de veículos.

Local: Valinhos