03 MAR 2023
GABINETE DA PREFEITA
Valinhos comemora Mês da Mulher com diversas atividades

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Prefeitura de Valinhos promoverá diversas atividades envolvendo várias secretarias municipais com o objetivo de incentivar o respeito e a valorização da mulher na sociedade.

A programação começa neste sábado (4), das 9h às 12h, com o evento “Mulher informada é mulher protegida”, promovida pela Secretaria de Assistência Social, no Largo São Sebastião, que contará com feira de artesanato, venda de doces, sucos e outros alimentos, além de música e orientação profissional para mulheres.

A ação conta com o apoio e organização da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, OAB, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Secretária de Cultura, Associação Clube de Mães de Valinhos e Feira de Artesanato Largo São Sebastião.

No domingo (5), às 9h30, o Grupo de Mulheres e a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres promoverão uma missa de Ação de Graças pelo Dia Internacional da Mulher na Igreja Nossa Senhora das Graças (Av. Thereza Pogetti – Jd. Figueiras). Ao término, haverá café comunitário para todos os participantes.

A quarta-feira (8) será recheada de atividades de diversas áreas. A Guarda Civil Municipal (GCM), por meio do Projeto Guardiã Maria da Penha, promoverá várias palestras e um café especial na Secretaria de Segurança Pública, a partir das 8h, com a presença de alunos do Curso de Defesa Pessoal.

A programação conta com uma roda de conversa com a Subinspetora Rose Santos, a Coordenadora Especial de Políticas para Mulheres Marilene Santos, a Dra. Alexsandra Parra, presidente da Comissão da Mulher da OAB – Valinhos, Dr. Antônio de Oliveira Júnior, presidente da Comissão de Direito Penal da OAB  - Valinhos e Dra. Nathalia Zanela, vice-presidente da OAB – Valinhos.

Ainda na quarta-feira, das 18h30 às 19h30, acontece a live com o tema "Mulheres inspiradoras e seus negócios", comandada pela empreendedora Iara Battoni, da empresa Janela Namoradeira, vencedora do Prêmio Mulher de Negócios em 2022 e a empresária Rosielle Pegado, reconhecida na região por mudar a sua trajetória profissional abrindo novas possibilidades para empreender. A realização é do Sebrae, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação.

Na área da Saúde, haverá mutirão de coleta de papanicolau, orientações com equipe multidisciplinar e aferição de pressão em horário estendido na UBS Paraíso (Rua das Acácias, 280, Pq Cecap), das 16h às 19h, também na quarta-feira.

Nas escolas, os alunos participarão de atividades educativas, como leitura de livros sobre a vida de uma mulher inspiradora para as crianças do 8º e 9º ano, enquanto os estudantes do 6º ao 9º ano estudarão sobre personalidades históricas e os do Fundamental I montarão um caderno de inspirações (Fundamental I) com relatos, poesias e registros da família. Ainda, a campanha ‘Respeito na Medida Certa’ será feita na Educação Infantil e os alunos do Fundamental II serão estimulados a falar, ouvir e refletir sobre a violência contra a mulher.

No domingo (12) acontece a Caminhada por Valinhos - Dia da Mulher, promovida pela Secretaria de Esportes e Lazer (CEPM) e na terça-feira (14), das 14h às 17h, acontece uma tarde de palestras no auditório do Fundo Social de Solidariedade, com limpeza de pele, tranças e coffee.

A programação conta com a participação da prefeita Capitã Lucimara Godoy, a primeira prefeita de Valinhos. Nesta data, Tamires Ferreira falará sobre o tema “Mulheres Contemporâneas” com dicas, exercícios de alongamento, entre outros. Para encerrar, a palestra é com Maria Teresita Del Niño Jesus E. S. Amaral, sobre “Prevenção a Violência Doméstica – Educar para a Paz”.

Local: Valinhos