06 MAR 2023
Secretaria de Educação de Valinhos lança podcast sobre protagonismo e equidade

Episódio de estreia traz convidadas para falar sobre proteção à mulher

Uma equipe do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação da Prefeitura de Valinhos lançou na última quarta-feira (1º) um podcast sobre protagonismo e equidade, o “Protagonize!”.

O episódio de estreia traz Marilene Ap. dos Santos (coordenadora responsável pela Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres, da Secretaria de Assistência Social de Valinhos) e Rose Santos (subinspetora da Guarda Municipal e coordenadora do Projeto Guardiã Maria da Penha, criado e executado pela Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Valinhos). O tema é Proteção à Mulher e o episódio está disponível no canal do Youtube da Secretaria de Educação, através do link https://www.youtube.com/watch?v=DU1CQJF7G-k&t=6s.

Neste primeiro episódio, as convidadas explicam como a mulher pode fazer denúncias de agressão e como a sociedade pode ajudar a proteger vítimas de violência doméstica, além das políticas que estão sendo desenvolvidas no município para a proteção à mulher.

O objetivo deste podcast é dar mais visibilidade ao projeto Protagonismo e Equidade na Escola, coordenado pela professora de arte da rede municipal Gleice Maria Severo da Silva. A iniciativa traz debates acerca de temas que são trabalhados dentro deste da proposta, a fim de incluir a sociedade valinhense e os demais interessados na escuta dos debates. As gravações são realizadas de forma gratuita no estúdio público da empresa IMA, em Campinas. Portanto, a iniciativa não tem custos para o município.

Projeto Protagonismo e Equidade na Escola

Introduzido em maio de 2022, o objetivo do projeto é discutir a inclusão da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena’, em cumprimento a Lei Federal nº 10.639/2003 - alterada pela Lei nº 11.645/2008), no currículo oficial da rede municipal de ensino de Valinhos.

O projeto pretende, de maneira mais ampla, resgatar as contribuições da população negra e indígena na área social, econômica e política na história do Brasil. Além disso, fazer um levantamento em todas as unidades escolares do município a fim de identificar questões que estejam afetando o aprendizado dos estudantes, como bullying, cyberbullying e qualquer tipo de discriminação ou preconceito (religioso, de origem, de gênero, de cor da pele, social etc).

Após esse mapeamento, o projeto desenvolverá atividades com a finalidade de amenizar as possíveis causas, diminuindo conflitos e evitando que tais casos se transformem em casos de Justiça.