08 MAR 2023
Prefeitura de Valinhos retomará programa de saúde bucal nas escolas

Diversas atividades serão realizadas neste mês na EMEB Vereador Professor Penho Conte

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde e do Departamento de Odontologia, realizará nos dias 22 e 29 de março diversas atividades de promoção à saúde bucal na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Vereador Professor Penho Conte. A ação contará com a participação de estudantes do 4º ano da Faculdade São Leopoldo Mandic.

Serão realizadas atividades criativas, como a produção de peças de teatro e pequenas apresentações sobre a temática, assim como o estímulo a visitas regulares ao dentista, avaliação do risco de cárie, higiene bucal supervisionada e aplicação tópica de flúor (para crianças classificadas como médio e alto risco de cárie).

“A fase de aprendizagem é o momento ideal para que as crianças recebam esse reforço sobre higiene bucal, alinhado às orientações que recebem dos pais em casa. A prevenção de doenças bucais tem se apresentado como a forma mais eficaz de se promover a saúde bucal”, afirmou o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.

Saúde bucal nas escolas

Os trabalhos educativos e preventivos nas instituições municipais de ensino, que foram pausados em decorrência da pandemia de Covid-19, serão retomados pela equipe de saúde bucal de Valinhos este ano. Os últimos detalhes estão sendo concluídos para a montagem da programação que contará visitas às EMEB’s e CEMEI’s, com mais de 11 mil alunos da educação infantil, fundamental 1 e 2 e das creches.

A diretora do Departamento de Odontologia de Valinhos, Dra. Nayene Eid, explica que a escola é o local mais adequado para o desenvolvimento de programas em saúde e higiene bucal, por reunir estudantes com faixas etárias propícias à adoção de medidas educativas e preventivas.

“A educação em saúde compreende ações que objetivam a apropriação do conhecimento sobre o processo saúde-doença, incluindo fatores de risco e proteção à saúde, assim como possibilita ao educando refletir sobre seus hábitos de saúde e transformá-los por meio de escolhas mais saudáveis, apoiando-o na conquista da autonomia. Ademais, a capacitação dos estudantes permite que os mesmos sejam multiplicadores dos temas e das práticas de cuidado com a saúde bucal aprendidos na escola”, comentou.

Local: Valinhos