17 MAR 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Atuação das mulheres no turismo rural em Valinhos é fortalecida pela Prefeitura
Foto Noticia Principal Grande
Área de contemplação com visual da cidade ao fundo, na propriedade Tons da Terra, no bairro Alpinas, em Valinhos.
Objetivo é atrair mais turistas para conhecerem as belezas, gastronomia e a história da cidade que integra o Circuito das Frutas

Entre as atividades turísticas ofertadas em Valinhos, uma das cidades integrantes do Circuito das Frutas, o turismo rural vem sendo fortalecido por meio de uma série de ações adotadas pela Prefeitura que busca incentivar o segmento envolvendo os moradores de propriedades com potenciais para este tipo de segmento. No município, a força do Turismo Rural tem sido alavancada junto às mulheres que hoje já formam um grupo organizado focado no aprendizado, troca de conhecimentos e geração de renda familiar.

E neste mês, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o grupo se encontrou para um network promovido pela Prefeitura, com o apoio da Associação Amigos do Vali. No último domingo (11), as mulheres do turismo rural e proprietárias de áreas com atrativos turísticos se conectaram em uma café da manhã especial e aproveitaram a oportunidade para apresentar seus produtos para possível comercialização compartilhada dentro de seus empreendimentos, incentivando a venda de produtos locais, sejam geleias doces, frutas, verduras, entre outros.

“A atividade turística na área rural, quando é desenvolvida de forma organizada e segura, é uma alternativa muito importante para que as propriedades possam ter mais uma fonte de recurso financeiro para sua propriedade rural. Em Valinhos, estamos trabalhando para o desenvolvimento dos mais variados setores de turismo, e o tural tem plenas condições de ser um atrativo a mais”, destaca a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

O local escolhido para o network foi também contemplado pelas participantes. A propriedade ‘Tons da Terra’, uma chácara localizada no bairro Alpinas, foi aberta às convidadas pelas anfitriãs e irmãs Maria Júlia da Silva Sousa e Maria Regina da Silva Sousa, que estão começando a trabalhar com o turismo de contemplação. Ainda em Valinhos destacam-se também como áreas de turismo rural a Chácara Nova Esperança, com produção de blueberrey e mirtilio, Chácara Terra Nova, com plantação de figos, as vinícolas Chão de Pedras e Villa Tordin, Adega do Tio Mário, Camping Macuco, Recanto Lago dos Sonhos, Restaurante Tempero de Casa e Museu João do Monte.

“Todas nós ficamos encantadas com a propriedade que tem uma excelente vista para o horizonte, além de chalé para locação através do aplicativo. A mesa foi composta com produtos de todas as participantes, como geleias, sucos, frutas, que são de produtores locais, variados pães e bolos. Foi uma oportunidade de todas se conhecerem melhor e estreitarem os relacionamentos comerciais”, destaca a diretora do Departamento de Turismo Mônica Santos, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação.

As irmãs contam que atualmente trabalham com turismo pedagógico e pretendem atuar também com o turismo cultural. “Futuramente temos planos de criar um espaço para cultivo de frutas vermelhas, através de estufas, por exemplo. Também estamos participando de cursos de turismo de experiência e curso de turismo rural, e já recebemos consultoria do Sebrae para poder se aprimorar no atendimento ao turista”, contam.

De acordo com o secretário Rafael Agostinho, a Prefeitura vem desenvolvendo uma série de ações para fomentar o turismo em Valinhos, nos seus mais variados segmentos, para que o município se desenvolva também nesta área da economia, trazendo mais turistas para conhecer as belezas, gastronomia e a história da cidade que integra o Circuito das Frutas.

“Desde 2021, buscamos oferecer diversos meios aos empreendedores do setor, entre eles cursos de capacitação, inclusão de Valinhos no Mapa do Turístico Brasileiro, atualização da legislação municipal, reativação do Comtur, o Conselho Municipal de Turismo que nos anos mais críticos da pandemia da Covid-19 ficou sem se reunir, e agora passou a ser reconhecido como integrante do Programa de Regionalização do Turismo, pelo Ministério do Turismo, campanha para ingresso no Cadastur do Ministério do Turismo, entre outras ações que estamos projetando para 2023”, exemplifica Agostinho.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos