17 MAR 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Prefeitura e Sebrae Valinhos alertam sobre tentativas de golpes contra microempreendedores individuais na internet

A Prefeitura, por meio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em Valinhos, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e inovação, alerta à população sobre o crescente número de tentativas de golpe contra Microempreendedor Individual (MEI) que tem sido registrados na unidade do ‘Sebrae Aqui’, do município.

“Nos últimos anos, o número de microempreendedores aumentou bastante em nossa cidade, especialmente pelo trabalho de desburocratização que a Prefeitura tem promovido para a formalidade dos serviços prestados. Isso é ótimo para a economia, mas infelizmente pode ser a chance perfeita para criminosos que busquem formas de lucrar, enganando quem deseja realizar o sonho de ter o próprio negócio”, lamenta o secretário Rafael Agostinho.

Entre as principais tentativas de fraude, há o envio de boletos de cobranças indevidas por e-mail ou na residência do empreendedor. Os criminosos também se utilizam de sites falsos de abertura do MEI. “A abertura do MEI é feita sem custo através do site oficial https://mei.receita.economia.gov.br/inscricao/login ou no posto de atendimento do SEBRAE no município”, orienta Agostinho.

Outra forma de tentativa é o envio de e-mails com solicitação de envio ou retificação da Declaração de Faturamento da empresa. “Também já observamos a oferta de empréstimos falsos. Nessa situação, os criminosos entram em contato com o microempreendedor por meio do WhatsApp, via SMS, ligação telefônica ou redes sociais para fazer propostas de empréstimos vantajosos, com juros mais baixos do que estão sendo praticados pelo mercado”, alerta.

Ainda há o golpe do Registro de nome fantasia. Neste caso, de acordo com a Prefeitura e o Sebrae, o falsário procura aleatoriamente uma empresa em potencial para cair no golpe, entra no site do INPI, verifica se existe outra marca idêntica com pedido de registro e, se não houver, entra em contato com a empresa vítima e informa que existe uma “outra empresa” querendo registrar a mesma marca que a dela e que, por este fato, teria um prazo mínimo para pagar as taxas e depositar o pedido de registro de marca.

O posto do Sebrae em Valinhos reforça o cuidado que deve ser tomado pelos empreendedores. Caso receba qualquer cobrança, solicitação de dados, oferta de vantagens, procure o posto do SEBRAE para verificar a veracidade.
Em caso de dúvidas, entre em contato através do WHATSAPP do posto de Valinhos (19) 3859-1580 ou através do canal de atendimento do SEBRAE Nacional 0800-570-0800.

O Sebrae alerta para um golpe que está circulando via WhatsApp já há algum tempo, mas que continua preocupando, embora já tenha orientado a população em outras ocasiões. Segundo a Unidade Infraestrutura da Informação do Sebrae, alguém tem se passado por gerente geral do Sebrae, sendo que não existe esta função nas unidades do serviço, e enviado mensagens via WhatsApp com uma falsa proposta de contratação de equipe.

“No texto, os golpistas informam um falso link para atendimento ao cliente — que pode servir para fraudar dados pessoais e financeiros. Os processos seletivos para contratação de colaboradores do Sebrae são públicos, e não há contato via WhatsApp para solicitar informações”, informa a Unidade Infraestrutura da Informação do Sebrae.

“O Sebrae não pede seus dados pessoais, códigos ou qualquer valor por e-mail, SMS, redes sociais ou WhatsApp para participar de processos seletivos. Se receber qualquer pedido desta natureza ignore e nos informe pelo 0800 570 0800”, diz a nota de alerta.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos