24 MAR 2023
MOBILIDADE URBANA
Prefeitura investe em sinalização e educação no trânsito e número de multas diminui em Valinhos

Em 2022 a cidade teve 7 mil infrações a menos que 2021; no primeiro bimestre deste ano números confirmam tendência de queda

O número de multas de trânsito diminuiu 12% em Valinhos em 2022, quando 51.220 infrações foram registradas. Os dados da Secretaria de Mobilidade Urbana mostram que em 2021 havia sido computadas 58.255 multas. A explicação para 7.035 a menos no comparativo anual é a soma de investimentos feitos através da renovação da sinalização viária, reforço na iluminação pública e educação no trânsito.

“Esses investimentos que a Prefeitura está fazendo, somados à conscientização dos valinhenses, são fortes aliados na busca coletiva por mais segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres”, observa a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

O secretário de Mobilidade, Redcliff Sierra Santos, afirma que, assim como no ano passado, a expectativa é que em 2023 o comportamento do motorista melhore ainda mais. “A responsabilidade do motorista é fundamental para proporcionar mais segurança a todos, essencial para a prevenção de acidentes e atropelamentos”, enfatiza.

Nos dois primeiros meses deste ano, Valinhos registrou 5.507 flagrantes de desrespeito no trânsito. No mesmo período do ano passado, foram 8.999 multas, redução de 39%. “Portanto, no primeiro bimestre de 2023, essa tendência de queda do número de infrações se confirmou”, acrescenta.

SINALIZAÇÃO

A Prefeitura de Valinhos segue um cronograma de sinalização viária  planejado e intensificado com revitalização de pinturas e marcações no solo, implantação de vagas para Pessoas com Deficiência (PCD), novas placas de sinalização vertical, troca e manutenção de placas orientativas e de logradouros, além de adequações técnicas no trânsito de acordo com as características do ambiente, como intensidade de fluxo, horários de pico ou presença de crianças e idosos.

O tempo de semáforos é um exemplo, além de outras intervenções, como proibição de conversões ou até mesmo mudança de sentido de uma via, que podem ajudar a aumentar a tornar o trânsito mais seguro.

“Implantamos também a botoeira nos semáforos para tornar o trânsito mais seguro para os pedestres e mais inclusivo”, pontua. O equipamento possui um aviso em braille, sinais sonoros e mensagens de voz que orientam o munícipe sobre o momento correto e seguro para atravessar a rua.

EDUCAÇÃO

Em 2022, as equipes de Mobilidade Urbana realizaram mais de 20 ações públicas de conscientização e educação no trânsito, através de palestras ou atividades educativas. Um dos destaques é o minicircuito que, através de um percurso de bicicleta em uma pista montada, proporciona às crianças a vivência do trânsito, com todas as sinalizações de uma via real, como o “PARE”, placas de sentido obrigatório, semáforo, faixa de pedestre e outros, educando de maneira divertida e didática.

Neste ano, com a implantação do projeto “Manhã de Lazer” realizado no último domingo do mês nos bairros, as equipes de trânsito levam o minicircuito e outras atividades de conscientização à população. O trabalho também é feito dentro dos condomínios. Também no início de 2023 os agentes tiveram participação efetiva na volta aulas, quando acompanharam estudantes para a travessia segurança na faixa de pedestre, reforçando entre os motoristas a importância do respeito.

ILUMINAÇÃO

Outra ação que contribui para aumentar a segurança nas vias públicas é a troca e manutenção da iluminação no município. “Desde o início de 2021, a Prefeitura tem realizado a força-tarefa para substituição das antigas lâmpadas de sódio por lâmpadas de LED que proporcionam muito mais luminosidade nas vias”, acrescenta o secretário de Serviços Públicos, Mario Ivo Mengon.

A eficácia de uma lâmpada de LED é 63,75% a mais do que a convencional, com vida útil de 70.000 horas, mais tempo de utilização do que as convencionais que queimam com frequência e precisam ser substituídas. Além disso, as lâmpadas de LED oferecem 18,18 kWH de economia em comparação com as demais. Em 2023, 179 luminárias de LED já foram instaladas.