24 MAR 2023
Prefeitura promove roda de conversa para mulheres com a OAB/Valinhos
Com o tema Mulheres Informadas Mulheres Protegidas, evento fez parte ainda da programação do Mês da Mulher

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas para Mulher (CEPM) e CRAS São Marcos, ambos vinculados à Secretaria de Assistência Social, promoveu na última terça-feira (21) uma Roda de Conversa com o tema Mulheres Informadas Mulheres Protegidas. O evento faz parte ainda da programação do Mês da Mulher e contou com a presença de representantes da OAB/Valinhos.

A palestra foi ministrada pelo presidente da Comissão Especial de Combate à Violência Domestica, o advogado Antônio de Oliveira Lima Júnior, e sua vice-presidente, Rafaela Toffoli.

“A extensa programação objetiva levar informações referentes à violência doméstica e familiar para as mulheres. O objetivo da CEPM é munir as mulheres de informações e esclarecimentos, orientá-las sobre quais os caminhos que elas devem seguir para pedir ajuda em caso de violência”, explicou a coordenadora especial de Políticas para Mulher, Marilene Santos.

Comissão
A OAB/Valinhos implantou no dia 8 de março a Comissão Especial de Combate à Violência Doméstica que visa amparar juridicamente pessoas, especialmente mulheres vítimas de violência doméstica, de forma gratuita. “Agora as mulheres têm onde se orientar, esclarecer dúvidas e saber sobre seus direitos quando sofrerem violência doméstica”, iniciou o presidente da comissão, autor do projeto da constituição da comissão.

Segundo ele, a comissão orienta ainda sobre o inquérito policial e o processo criminal, após o registro de Boletim de Ocorrência (BO). “Quando necessário, encaminhá-las para a assistência judiciária para que seja nomeado um advogado para dar andamento no processo criminal quando for o caso e ou ajuizar ação de divórcio, alimentos e outros”, explicou o presidente da comissão.

Segundo ele, a ideia é que as mulheres, mesmo antes de registrar o BO, tenham um local de orientação, em funcionamento na Casa da Advocacia, durante todo o expediente.

Para a supervisora do CRAS São Marcos, Cristina de Souza Dupas, o encontro foi rico em informações não somente referente às mulheres, mas também da família como um todo.

A Comissão Especial de Combate à Violência Doméstica atende na Casa do Advogado, localizada à Av. Joaquim Alves Correia, nº 3.809, Jardim Santo Antônio, Valinhos/SP. O atendimento é realizado das 8h às 17h e também poderá ser agendado pelo telefone/WhatsApp (19)3871-0755.