27 MAR 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Destaque na região, Valinhos é contemplada no 16º Prêmio de Responsabilidade Ambiental RAC/Sanasa
Na categoria Poder Público, Prefeitura levou bronze pelo projeto de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos dos produtores rurais

A Prefeitura de Valinhos foi premiada no último dia 22 durante a cerimônia de entrega do 16º Prêmio de Responsabilidade Ambiental RAC/ Sanasa de 2023, uma parceria entre a Rede Anhanguera de Comunicação (RAC) e a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa). Valinhos recebeu o bronze na categoria Poder Público, que avalia iniciativas que têm o objetivo de proteger o meio ambiente e desenvolver soluções sustentáveis. O motivo do reconhecimento foi o projeto de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos dos produtores rurais do município.

A ação é promovida anualmente e conta com a parceria das associações Nipo Brasileira do Bairro Macuco, Agrícola de Valinhos e Região e do Sindicato Rural e integra o Programa Municipal Valinhos Agro, implantado em 2021 na gestão da prefeita Capitã Lucimara Godoy.

“O recebimento deste renomado prêmio mostra que estamos no caminho certo e coroa todo um trabalho que Valinhos está implementando para o desenvolvimento rural por meio do Programa Valinhos Agro. A ação que promove o descarte correto de embalagens vazias de defensivos agrícolas é um ganho para o município, que trabalha constantemente para promover uma cidade mais sustentável e limpa. A participação de tantos agricultores é essencial para dar a essas embalagens o destino correto de descarte ambiental dentro das legislações”, destacou Capitã Lucimara.

Representando Valinhos na premiação estiveram os secretários municipais Rafael Agostinho (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação) e Crislanio Lopes (Governo e interino da Fazenda), além do presidente da Associação Agrícola e do Sindicato Rural, Pedro Pelegrini, e de Hélio Yonemura, membro da Associação Cultural Nipo Brasileira, em Valinhos.

Na última edição do projeto de recolhimento das embalagens, em julho de 2022, houve o recolhimento de mais de 5.900 unidades vazias de defensivos agrícolas, com o apoio dos produtores rurais do município. A ação fez parte do projeto Dia Verde-Azul, com o objetivo de incentivar e apoiar os produtores a realizarem o descarte correto desses resíduos.

Durante a última ação, foram descartadas 5.014 embalagens tríplice lavadas, 778 embalagens flexível não lavadas, 46 embalagens de alumínio e 114 caixas de papelão, totalizando 5.952 embalagens recolhidas. “A atividade integra também é chamada pelo setor agrícola de logística reversa de embalagens de defensivo agrícola, tendo como objetivo fazer o recolhimento e dar uma destinação final ambientalmente correta para as embalagens dentro das legislações vigentes, pois o descarte irregular é passível de punição dos agricultores”, destaca o secretário Rafael Agostinho que já programa para o dia 27 de julho a edição 2023 de recolhimento.

Após recolhidas, as embalagens são encaminhadas para a Adiaesp (Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo), que mantém um posto de recolhimento na Rodovia Dom Pedro, no Km 122, em Valinhos, apoiadora da ação e responsável por gerir o processo de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Estado de São Paulo e atuar operacionalmente, representando os associados perante os Órgãos Públicos e contribuindo no cumprimento da Legislação.
Esse e todos os projetos vencedores de outras cidades foram divulgados em reportagens no Correio Popular. Na cerimônia, vereadores, secretários municipais, o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, e o presidente-executivo do Correio Popular, Ítalo Hamilton Barioni, participaram da entrega dos troféus.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos