Apresentações buscam mostrar as crianças a importância dos cuidados com o meio ambiente e saúde bucal
Alunos do ensino fundamental I da rede municipal de ensino de Valinhos têm entre março e abril a oportunidade de participar de uma atividade pedagógica diferente e divertida que ajuda no aprendizado e contribui para aumentar a conscientização das crianças.
O projeto que leva cultura, entretenimento e arte e ao mesmo tempo apresenta temas ambientais, também trata sobre os cuidados com a saúde bucal e é idealizado e realizado pela Ciência Divertida, por meio do Projeto Cultural Diverte Teatro Viajante no Lab, em sua segunda edição.
As primeiras escolas a participarem da ação foram as EMEB’s Antonio Perseghetti (4º e 5º anos) e Waldomiro Mayr (4º e 5º anos). No último dia 24, 68 alunos estiveram na sede do projeto, no bairro Chácaras São Bento, e assistiram à peça ‘Em busca da gotinha preciosa’. No enredo, dois cientistas malucos passam por diversas aventuras relacionadas à água, como a travessia de oceanos e fortes tempestades. Muito inteligentes, eles conseguem sobreviver usando o amplo conhecimento que possuem sobre a água e suas questões ambientais.
Com o apoio do Proac (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado da Colgate-Palmolive, a apresentação conta com ampla participação da plateia, que ajuda nos experimentos e se diverte com os atores. Já a peça ‘O Dentifrício corajoso’ traz dois cientistas especialistas em saúde bucal que convidam as crianças a participarem do famoso programa “Quem escova é mais feliz”, apresentado pelo Professor Maluco.
No total, 280 alunos da rede, cujas escolas se inscreveram, vão participar da ação. As crianças são transportadas de ônibus oferecido pelo projeto, e após assistirem à apresentação, participam de uma oficina.
“A Secretaria de Educação tem atuado para abrir cada vez mais o leque de oportunidades para os alunos da rede municipal com a participação em atividades lúdicas e pedagógicas em ambientes externos que enriquecem o aprendizado também fora da sala de aula. São projetos que vão ao encontro do Programa Municipal Educação Inovadora, adotado na gestão da prefeita Capitã Lucimara Godoy a partir de 2022”, destaca a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim.
Para a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano), Rosimeire Zagui, a rotina educacional é envolvida de recursos e estratégias para o desenvolvimento de aprendizagens e o passeio pedagógico é um desses recursos.
“Consiste numa valiosa oportunidade de promover o aprendizado além dos muros da escola, permitindo que as crianças levantem hipóteses, descubram novos conhecimentos, pratiquem a interação, desenvolvam uma visão crítica do mundo que o cerca, ou seja, vivenciem na prática o que aprenderam na escola”, acrescentou a coordenadora. Veja quais são as escolas participantes do projeto:
24/03/23
Manhã: EMEB Antonio Perseghetti (4º e 5º anos)
Tarde EMEB Waldomiro Mayr (4º e 5º anos)
03/04/23
Manhã: EMEB Fany Moletta (3º e 5º anos)
Tarde: EMEB Dirce Antonio (4º A e 5º A )
04/04/23
Manhã: EMEB Carolina Sigrist (3º, 4º e 5º anos)
Tarde: EMEB Dirce Antonio (4º B e 5º B)
05/04/23
Manhã: EMEB Tomoharu Kimbara (3º, 4º e 5º anos)
Tarde: EMEB Dirce Antonio (4º C e 5º C)