30 MAR 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Ao contrário da região, Valinhos registra saldo de empregos 32% maior em fevereiro de 2023

Cidade se destacou na RMC com 239 novos postos de trabalho criados e superou o resultado que já havia sido positivo de fevereiro de 2022

Enquanto a geração de empregos em fevereiro de 2023 foi menor que o mesmo mês do ano passado na Região Metropolitana de Campinas (RMC), Valinhos se destacou não somente pelo saldo positivo, mas também pelo número maior de vagas criadas.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram a abertura de 239 novos postos de trabalho com carteira assinada em Valinhos em fevereiro deste ano, número 32% acima dos 181 registrados no mesmo mês de 2022. Já na média entre as 20 cidades da RMC houve redução de 7% na criação de vagas. Em fevereiro de 2023, os 20 municípios criaram juntos 8.106 empregos, enquanto no mesmo mês, em 2022, foram 8.785 novos postos de trabalho.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho, as políticas públicas desenvolvidas em Valinhos em várias áreas, assim como os programas de incentivo ao desenvolvimento e a geração de renda, tornam o ambiente da cidade mais atrativo para os investidores e consequentemente mais favorável à geração de empregos.

Valinhos registrou em 2022 o maior índice de empregos acumulados dos últimos três anos, conforme os dados Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Em dezembro do ano passado, a cidade atingiu a marca de 45.007 vínculos empregatícios ativos.

Para esse ano, além do resultado já constatado até fevereiro, a expectativa é que março também feche com saldo positivo. Além de a Prefeitura de Valinhos realizar o 1º Feirão de Empregos no último dia 11, com a oferta de mais de 400 vagas, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), através de sua unidade móvel, tem adotado medidas para aproximar ainda mais os candidatos das vagas no mercado de trabalho. Uma delas, no último domingo, foi a oferta do serviço na segunda edição do “Manhã de Lazer” no bairro Reforma Agrária, que recebeu mais 800 pessoas.