30 MAR 2023
TECNOLOGIA E QUALIDADE
Para avançar na meta de Cidade Inteligente, Valinhos busca inovações na maior feira de tecnologia do mundo

Objetivo foi conhecer ferramentas e tendências para modernizar e tornar gestão pública ainda mais eficiente e conectada com os munícipes

A Prefeitura de Valinhos, na busca pela classificação como Cidade Inteligente, foi representada na 4ª edição da Smart City Expo Curitiba, um dos maiores eventos de cidade inteligentes do mundo realizado entre os dias 22 a 24 de março em Curitiba (PR).

“Além da troca de experiências extremamente rica, foi possível conhecer de perto inovações para o enfrentamento de problemas como alagamentos e enchentes”, exemplifica o secretário de Tecnologia e Qualidade, Fábio Medeiros, que representou a cidade. Ele fez referência ao dispositivo que emite alertas a um custo-benefício compatível com a realidade orçamentária de muitos municípios brasileiros.

O secretário também ponderou sobre o uso de Inteligência Artificial para proporcionar mais agilidade e eficiência no atendimento e no andamento das demandas. “Temos um compromisso de melhorar cada vez mais a vida do cidadão”, completa. Outros temas como segurança da informação, aplicativos municipais e metaverso também foram abordados.

O evento foi realizado no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui) e é organizado pelo iCities, uma hub de negócios e soluções, representante exclusiva da Fira Barcelona no Brasil. Este ano, a exposição teve como tema “Cidades que conectam pessoas e tecnologias”.

A exposição abordou também a conectividade global e o impacto da expansão das conexões na sociedade pós-pandemia, se destacando como uma referência para o momento de retomada econômica e de busca pela qualidade de vida, utilizando com eficiência os recursos tecnológicos, a criatividade e o planejamento urbano e social.

“Em Valinhos, a Prefeitura, por meio da gestão da Capitã Lucimara Godoy, tem promovido um amplo trabalho pelo Programa Municipal Valinhos Mais Conectada. A meta é tornar a cidade referência no atendimento aos seus munícipes com mais agilidade, eficiência e transparência”, enfatiza o secretário.

Assim, por meio das secretarias de Tecnologia e Qualidade e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, a administração municipal já avançou no cumprimento de várias metas, priorizando, a princípio, as áreas da Saúde e Educação, que passaram a contar com rede de internet ultrarrápida em 100% com fibra óptica, equipamentos de informática de última geração e equipes de profissionais qualificados para colocar em prática modernos sistemas tecnológicos de informação que garantam eficácia na marcação de consultas, exames e atendimentos médicos, além do aprimoramento na qualidade da aprendizagem aos alunos na rede municipal de ensino.