31 MAR 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Valinhos realizará roda de conversa em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Data foi criada pela ONU e visa promover a inclusão e o respeito

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), em parceria com a Prefeitura de Valinhos, promoverá uma roda de conversa intitulada Autismo – Conhecer para Incluir. Promovido na Faculdade Anhanguera de Valinhos (FAV), o evento gratuito acontecerá no dia 6, entre 8h30 e 11h. Interessados devem se inscrever pelo link  https://bityli.com/AslR51.

“Quanto mais informação é sempre melhor. Assim é possível incluir, respeitando às diversidades”, afirmou o secretário de Assistência Social, Thiago Soratto. O evento contará com a presença de profissionais e pais de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Também participarão a Associação Cultural, Educacional, Social e Assistencial (ACESA) Capuava, APAE Valinhos e a Associação de Pais e Amigos dos Autistas (APAA) Balão Azul.

Data
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas que apresentam o TEA.

O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal, além de outros sinais.

Com terapias adequadas a cada caso podem auxiliar esses pacientes a melhorar sua relação com o mundo. Desta forma, o indivíduos com TEA devem ser incluídos na vida social, explorando suas aptidões e talentos específicos em determinadas áreas de conhecimento.