31 MAR 2023
EDUCAÇÃO
Valinhos celebra a Páscoa com programação especial nas creches e escolas de educação infantil da rede municipal
Foto Noticia Principal Grande
O aluno Yuri Felipe Santos Souza, do infantil 2A, da EMEB Neize Quaglio Mathedi, se divertiu.

Cada unidade preparou a própria comemoração durante a semana toda

Os alunos de vários Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei’s) e dos anos iniciais das Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb’s) de Valinhos já estão em clima de festa para participar de uma série de atividades alusivas à Pascoa. Entre as comemorações já programadas em 18 unidades, além da visita do ‘Coelho’, estão brincadeiras diversas como caça ao tesouro em busca dos preciosos chocolates e do coelhinho que sai da toca, pintura e decoração de cestas para guardar os ovos, oferta de verduras e legumes para o coelho, contação de história, rodas de conversa, teatro e vídeo, sorteio de cestas e rifas de chocolates, culinária para produção de bolo de cenoura com cobertura, partilha de ovos de chocolate, piquenique, músicas, danças e apresentação de fantoche.

“Nossas equipes pedagógicas, professores e educadores são profissionais dedicados que não abrem mão de levar às crianças os mais diversos ensinamentos das celebrações e tradições culturais. E não seria diferente nesta semana que antecede a comemoração da Páscoa, quando as crianças ficam contanto os dias para se divertirem com atividades direcionadas ao tema, que envolvem conscientização e respeito ao próximo, além de saborearem deliciosos chocolates e se encontrarem com o personagem do Coelhinho. Será pura alegria”, adianta a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim.

A direção da EMEB Orestes Quércia, no Jardim Paraíso, está preparando uma programação recheada de diversão voltada às turmas dos primeiros anos. “Realizaremos a caça ao ovo de Páscoa, quando os alunos participarão da busca por um ovo de chocolate pela escola através de um percurso denominado Trajeto do Coelhinho. As professoras farão o esconderijo e os alunos irão procurar o ovo. Também farão a partilha de um ovo em suas respectivas salas, promovendo a divisão por igual e a partilha com os colegas. Foi proposta ainda uma rifa com valor irrisório para que os alunos pudessem vender com seus pais, que dará ao vencedor uma cesta de chocolates montada através de doações espontâneas sem restrições de tamanho e marca. Para tal, foi enviado aos pais um bilhete sugerindo a doação espontânea de uma barra de chocolate ou um ovo de Páscoa”, conta a direção.

Já a EMEB Jerônimo Alves Corrêa, no Jardim do Lago, terá atividades pedagógicas especiais voltadas aos alunos do Infantil e segundo ano, assim como aos alunos do primeiro ao quinto ano. “Programamos composição de livro dos números com desenhos de bombons e ao final da atividade serão entregues chocolates aos alunos. Eles também vão confeccionar máscaras e orelhas de coelho. Faremos inclusive um trabalho com os alunos dos terceiros, quartos e quintos anos sobre o sentido histórico da Páscoa. E em todos os dias programamos decoração temática no corpo dos professores e demais profissionais”, conta a diretoria.

E na aula de culinária da CEMEI Osvaldo Müllher serão realizadas atividades voltadas para a Páscoa abordando, de forma lúdica, os valores de partilha, cuidado e amor para com as pessoas na convivência diária. “Também faremos com os alunos aula de culinária com o preparo de bolo de cenoura e calda de chocolate aproveitando para explorar os sentidos como cheiro, textura, cor e sabor da cenoura. Vão experimentar o legume ralado, cozido e no suco com laranja”, destaca a secretária de Educação. Segundo ela, a Secretaria incentiva a promoção de atividades pedagógicas nas unidades escolares que contribuem para o aprendizado ao mesmo tempo que divertem as crianças.

A EMEB Neize Quaglio Mathedi, no Jardim Jurema, antecipou as comemorações nesta semana, quando os alunos da Educação Infantil prepararam um bolo de cenoura com cobertura de chocolate na aula de culinária especial de Páscoa. “As crianças adoraram. Fizemos o bolo e além de se divertirem com o preparo, os alunos ainda aprenderam noções de quantidade, cores, sabores, texturas. Também noções sobre valores humanos, como solidariedade, partilha, respeito e cooperação. Na próxima semana teremos várias outras atividades manuais e brincadeiras”, conta a coordenadora pedagógica Mônica de Almeida Julio Onisto.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos